Compartilhar:

Fisl 14: "Homem Banda" grava disco completo com software livre

06/07/13 16h59
Leyberson Pedrosa
No último dia do Fisl, um biólogo chamou a atenção de desenvolvedores e editores multimídia. André Demarco, conhecido na web como Homem Banda por tocar vários instrumentos ao mesmo tempo, apresentou sua experiência de gravar o primeiro CD utilizando o Ardour, um aplicativo em software livre (Portal EBC)

No último dia do Fórum Internacional de Sofware Livre (Fisl), um biólogo chamou a atenção de desenvolvedores e editores multimídia. André Demarco, conhecido na web como Homem Banda por tocar vários instrumentos ao mesmo tempo, apresentou sua experiência ao gravar o primeiro CD utilizando o Ardour, um aplicativo em software livre. “Quando eu falo que gravei o cd em casa e com software livre a expectativa das pessoas diminui. Mas se surpreendem quando veem o resultado”.

André é formado em Biologia pela Universidade de Campinas (SP) e músico audidata. Com a ajuda do irmão, que é cientista de Computação, ele desvendou os recursos do Ardour, um software livre completo para produção musical;. “Até fazer meu disco, eu não tinha conhecido alguém que chegou a mixar um trabalho totalmente em software livre”, revela. Contudo, o músico cita o exemplo de Gilberto Gil que, quando ministro, chegou a gravar uma música no programa.

Para comprovar a qualidade técnica, Demarco trouxe o depoimento de um masterizador que o ajudou na finalização do seu CD Terra à Vista. O produtor musical Will Geraldo relata que o Ardour é um software livre desenvolvido incialmente em Londres e que serviu de base para a criação de um aplicativo proprietário utilizado em gravações famosas como da música Thriller, de Michael Jackson, e na trilha sonora dos filmes de George Lucas, diretor da série Star Wars.

Acesse também:

Empreendedorismo: conheça uma impressora em 3D que usa software e hardware livres

Demarco explica que o software é tanto completo quanto complexo. “Mas a interface gráfica ajuda a entender os comandos. Antes de qualquer coisa, o mais importante é você entender o software escohido” Além de gravar em casa, ele conta que não precisou comprar equipamentos caros de última linha. “Já a gravação durou 4 anos, mas foi porque eu não tinha nenhum prazo. Queria apenas tirar um som do jeito que queria”, lembra.

Como dica principal para músicos iniciantes, o Homem Banda destaca a captação do sinal do áudio. “Você precisa captar o maximo de sinal do seu ambiente externo. Uma forma disso, é aumentar o ganho da mesa de som, mas sem deixar o som clipar (acender a luz vermelha)". Para tirar as conclusões sobre o trabalho artístico e técnico do produto, André liberou o CD para download pela internet aqui.

O software Ardour funciona tanto para Linux quanto para sistema MAC OS. Mas somente o código fonte é gratuito para baixar e instalar no site oficial do projeto. Outros usuários que não sabem como baixar e compilar o arquivo (termo usado para instalação a partir do código fonte) precisam buscar fontes alternativas de repositórios ou pagar uma taxa ao projeto.

A EBC é uma das patrocinadoras do Fórum Internacional de Software Livre - FISL

Compartilhar: