Compartilhar:

Começa em Porto Alegre mais uma edição do Fórum Internacional de Software Livre

03/07/13 21h14
Leyberson Pedrosa
Durante a abertura oficial do Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), organização e entidades parceiras relembram protestos que marcaram o país nas últimas semanas(Leyberson Pedrosa / EBC)

A 14ª edição do Fórum Internacional do Software Livre (Fisl) começou nesta terça-feira (3) em Porto Alegre (RS). Organizado pela Associação de Software Livre (ASL), a abertura oficial do evento trouxe parceiros, representantes governamentais e colaboradores para relatarem suas expectativas para este ano.

O primeiro a falar na abertura do evento foi coordenador geral do Fisl, Ricardo Fritsch, que deu o tom dos discursos seguintes. Fritsch citou os protestos que movimentaram as últimas semanas no país ao se apropriar da frase: “não é por 20 centavos” e completá-la com o trecho “mas sim pelo software livre”. Fritsch comparou que tanto os recentes protestos quanto o software livre estarem baseadas na luta pela liberdade. 

Confira os pontos principais que complementam os debates sobre software livre

Já Marco Mazoni, presidente do Serpro, empresa do governo federal que adotou o software livre em todos os seus projetos, lembrou que os debates que mobilizaram o país não apareceram somente agora nas redes sociais.  “As redes sociais discutem esses problemas faz tempo. Nós estamos ouvindo agora porque houve o protagonismo das pessoas em irem às ruas", afirmou

Da mesma forma que acontecia antes nas redes sociais, Mazzoni considera que a realização do Fisl só é possível graças a uma comunidade de software livre que luta pela "liberdade do conhecimento". “São pessoas que fazem, executam e compartilham os softwares em rede".  Na mesma linha, o representante do Departamento de Participação Social da Presidência da República, Pedro de Carvalho Pontual, destacou que o software livre é indissociável da noção de participação: "Ele envolve colaboração, autonomia, construção coletiva".

O Fórum Internacional de Software Livre oferece mais de 500 atividades entre cursos, oficinas, palestras e debates e vai ser realizado até o próximo sábado (6). A sede do evento é o Centro de Convenções da PUC/RS (em Porto Alegre).

Confira algumas fotos do primeiro dia de evento:

A EBC é uma das patrocinadoras do Fórum Internacional de Software Livre - FISL

Compartilhar: