Compartilhar:

Blackout em sites contra projeto de lei SOPA completa um ano nesta sexta-feira, 18

17/01/13 15h35
Leyberson Pedrosa
Sites como Wordpress, Google, Wikpedia e Mozilla Foundation participaram do apagão em protesto ao projeto de lei SOPA

Nesta sexta-feira (18) faz um ano que mais de 115 mil sites em todo o mundo saíram do ar por um dia em protesto ao projeto de Lei SOPA (Stop Online Piracy Act), que propõe o bloqueio de sites que possam violar as normas da Propriedade Intelectual dos Estados Unidos. Domínios como mozilla.org, en.wikipedia.com, reddit.com (criado pelo ativista Aaron Swartz que se suicidou no dia 11) exibiram mensagens em luto contra o SOPA no lugar de suas atividades principais. O projeto de lei seria votado no Senado dos EUA no dia de 24 de janeiro de 2012, mas saiu da pauta após as reivindicações.

Os grupos contrários ao projeto alegam que o SOPA pode estabelecer mecanismos formais de censura na web. Tanto entidades sem fins lucrativos como o Wikipedia e Mozilla Foundation quanto grandes coorporações como Google e Yahoo participaram do apagão virtual. De acordo com a plataforma de mensagens em massa ThunderClap, cerca de 1 bilhão de pessoas foram impactadas pela expressão “STOP SOPA” durante o blackout. Ao todo, foram contabilizados mais de 2 milhões de posts na rede social Twitter com o assunto #sopa em 18 de janeiro de 2012.

No Brasil, a ThunderClap sugere que os internautas divulguem a seguinte mensagem em suas redes sociais “Há um ano, a interwebz se uniu pra lutar por sua liberdade. Hoje, comemoramos oficialmente o #InternetFreedomDay. http://thndr.it/10zDVv6”  . O site YouPix.com, que promove o maior festival de cultura de internet no Brasil, já colocou a data para o seu Calendário Oficial Nerd.

Acesse também:

Pesquisador de NY argumenta que projeto contra pirataria online é perigoso para a web

Outro Olhar discute liberdade na Internet

“A PIPA vai subir” debate direitos autorais na internet

 

Compartilhar: