Compartilhar:

Proteja seu filho na internet: fundadora de projeto dá dicas de segurança em redes sociais

17/10/12 12h39
Edgard Matsuki
Reprodução do site Proteja seu Filho na Internet (Reprodução)

No primeiro dia da IX Conferência Latino-Americana de Software Livre, um dos temas centrais foi  segurança na web. A palestra  “Privacidade e Segurança de Crianças nas redes sociais”, feita por Gracielle Torres, girou sobre a questão. A palestrante é fundadora do Portal Proteja seu filho na Internet, site que dá dicas para pais inexperientes.

Na palestra, Gracielle mostra que o contato dos jovens com a internet é inevitável. De acordo com dados mostrados por ela (e divulgados pelo site Social Bakers), 134 milhões de crianças têm perfis no Facebook. “Ainda há os perfis em que as crianças escondem a verdadeira idade para poder se cadastrar”, explica.

Saiba mais:
Pais consideram que crianças usam internet com segurança

Latinoware começa nesta quarta-feira

Por ser a rede social mais popular no Brasil, a palestrante focou no Facebook. Para Gracielle, os maiores riscos na rede social estão nos fakes, nas facilidades de cadastro e na falta de privacidade. O ciberbullying e drogas também foram apontados como perigo em potencial.

 

Confira entrevista com Gracielle Torres

A palestrante ainda mostrou que, pela pesquisa Tic Kids Brasil, os pais acreditam estarem preparados para combater os riscos das crianças na internet, mas a maioria diz não utilizar a internet frequentemente. Para ela, isso é uma “miopia digital”. Ela dá algumas dicas para proteger os filhos na internet.

- A educação “offline” é muito importante. “Através de uma educação com base no respeito, ética e honestidade, os filhos vão saber fazer bom uso das redes sociais”;

- Aprenda a usar a internet antes dos filhos. Crianças não devem ser autodidatas;

- Valores da vida real são iguais a da vida nas redes;

- Mostre reportagens sobre problemas reais;

- Diálogo é a tecnologia mais avançada para segurança na internet.

Ela também deu algumas dicas para segurança no Facebook. Confira

Compartilhar: