Compartilhar:

Por índios no MS, usuários do Facebook trocam sobrenome para Guarani Kayowá

30/10/12 16h54
Milhares de usuários brasileiros no Facebook trocaram o nome para Guarani Kayowá (Facebook/reprodução)

Desde que a justiça do Mato do Grosso do Sul determinou a retirada dos índios Guarani Kayowá da Aldeia Passo Piraju, protestos têm tomado conta das redes sociais. Além de um abaixo-assinado que contou com mais de 140 mil assinaturas, usuários do Facebook têm tentado demonstrar o apoio aos indígenas incluindo a palavra “Guarani Kayowá” no nome de perfil na rede social.

Confira também:

Maria do Rosário afirma que liminar que desabrigava índios foi cancelada

Para espalhar a ideia, foram criadas diversas páginas com o título “Somos todos Guarani Kayowá”. Não há uma projeção de quantas pessoas aderiram a ideia, mas é só fazer uma rápida busca pelo nome da tribo na rede social para ver que a ideia pegou. É incontável o número de usuários que aderiram à ideia.

A proposta é manter o sobrenome “Guarani Kayowá” até o dia 9 de novembro. Nesta data serão feitas manifestações de apoio aos índios em diversas cidades do Brasil. De acordo com a página do ato, estão confirmados eventos em São Paulo, Brasília, Curitiba e outras cidades.

O objetivo do protesto é reverter a decisão de desapropriação das terras que ficam na cidade de Iguatemi. Meta que, de acordo com pronunciamento no Twitter da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário, foi alcançada. Nesta terça-feira (30), ela informou que a liminar foi suspensa.

Compartilhar: