Compartilhar:

Clássico regional abre Série C neste sábado

26/04/14 07h50
Nathalia Mendes

A Série C deste ano começa logo com um clássico regional: Botafogo e Treze fazem o chamado Clássico Tradição neste sábado, no estádio Almeidão, em João Pessoa. O duelo de rivais da Paraíba é válido pela primeira rodada do Grupo A da Terceirona. A partida começa às 19h e será transmitida pela TV Brasil e pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

A TV Brasil exibe o clássico ao vivo e em tevê aberta a partir das 18h30. Para saber como sintonizar a emissora pública na sua cidade, clique aqui. Se você preferir, pode ouvir pelo seu rádio ou computador, acompanhando a transmissão da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. André Luiz Mendes narra o jogo, que será comentado por Pedro Pontes. Para interagir com a nossa equipe na TV e no rádio, mande sua mensagem para @ebcesporte no twitter ou escreva na página da TV Brasil ou das rádios EBC no Facebook.

Saiba como sintonizar a TV Brasil

Clique aqui ou no player abaixo para ouvir o jogo:

 

Na história, Botafogo e Treze já se enfrentaram 384 vezes. São 155 triunfos trezeanos, 121 vitórias do Belo – como o Botafogo é chamado – e 107 empates. O último confronto entre os dois times foi no dia 30 de março, válido pela quarta rodada do Campeonato Paraibano: jogando em casa, o Treze arrancou vitória apertada por 1 x 0 em cima do alvinegro. O gol da vitória do Galo da Borborema foi contra, marcado pelo zagueiro Everton.

Em competições nacionais, Botafogo e Treze se enfrentaram pela última vez em 2001, pela Série C daquele ano. O jogo mais tradicional da Paraíba, disputado desde 1939, volta a se realizar na Terceira Divisão graças ao acesso conquistado pelo Botafogo, que também foi campeão da Série D de 2013. O Treze evitaria o confronto se não tivesse perdido a vaga para a Série B para o Vila Nova no ano passado.

A estreia na Série C coincide com a reta final do Campeonato Paraibano. A tabela previa, inclusive, que Botafogo e Treze se enfrentassem no domingo, pelo torneio estadual, mas o jogo foi adiado em virtude do compromisso na Terceirona. Uma reunião entre clubes e a Junta Administrativa da Federação Paraibana de Futebol (FPF) decidiu que será feita uma consulta para solicitar o adiamento de dois a três jogos dos representantes paraibanos na Série C, a fim de que o campeonato do estado possa ser concluído.

O Botafogo vem de goleada por 4 x 1 em cima do Santa Cruz, na quarta-feira. O técnico Marcelo Vilar focou na recuperação dos atletas, com trabalho regenerativo para titulares na quinta-feira, e treino apenas na sexta-feira.

Do lado do Treze, o técnico Leandro Sena deve manter o time que bateu o Sousa por 2 x 0 na quarta passada, também pelo Paraibano. Dos dois últimos reforços apresentados pelo clube, apenas o volante Charles Wagner já tem condições de jogo e pode estrear pelo clube. O zagueiro Pitty só deve chegar a Campina Grande no sábado e, portanto, está fora do jogo.

O Botafogo deve entrar em campo com: Genivaldo; Ferreira, Igor, André Lima e Hércules; Zaquel, Pio, Celico e Lenílson; Frontini e Rafael Aidar.

A provável escalação do Treze é: Gilson; Birungueta, Negretti, Douglas e Fernandes; Leanderson, Léo Bartholo, Douglas Packer e Clébson; Jailson (Fabinho Cambalhota) e Jonatas Belusso.

A arbitragem do jogo fica por conta de um trio do estado: Eder Caxias Meneses apita o jogo.  Kildenn Tadeu Morais de Lucena e Luis Filipe Gonçalves Correa serão os auxiliares.

Compartilhar: