Compartilhar:

Fórum Social volta a Porto Alegre e traz movimentos articulados pela web

14/12/12 13h27
Lauro Mesquita


O Fórum Social voltou a Porto Alegre entre 24 a 29 de janeiro, sob o novo nome de Fórum Social Temático - FST 2012. O evento reuniu representantes de governos, movimentos sociais, organizações internacionais e ativistas para debater a crise financeira global e para preparar o debate da Rio+20. Para isso, o centro dos debates foi o chamado capitalismo verde, como explicou um dos principais nomes em Porto Alegre, Boaventura de Sousa Santos

Para o Comitê Organizador Local, o balanço foi positivo tanto em relação ao número de participantes, projetado em 40 mil, quanto das atividades realizadas (670). A Marcha de Abertura, por exemplo, contou com mais de  20 mil pessoas.Entre os inscritos houve representantes de 38 países dos cinco continentes, incluindo participantes de locais como o Nepal, Burquina Faso e Guiné Bissau, entre outros.


 

Na carta final, os ativistas citaram a construção de uma agenda e de ações comuns contra o capitalismo, o patriarcado, o racismo e todo tipo de discriminação e exploração. Entre as ações de destaque, os movimentos apontaram a democratização da comunicação, a violência contra as mulheres, o desenvolvimento sustentável e solidário, a reforma agrária, a agricultura familiar, o trabalho decente, a luta pela educação e pela saúde.



Conexões Globais 2.0

A maior novidade do FST foi a presença ativistas que foram protagonistas de movimentos como a Primavera Árabe, as manifestações estudantis chilenas, o Occupy Wall Street e os indignados da Espanha. Eles participaram principalmente das atividades do evento paralelo “Conexões Globais 2.0”. Temas como o ativismo digital e o direito à informação correlatos também ganharam espaço no Fórum de Mídia Livre.


Segundo o Comitê Organizador Local, o Fórum Social Mundial retornou a Porto Alegre definitivamente a partir de 2012 e terá edições internacionais em todos os anos pares, quando não houver fóruns centralizados. Em 2013, o Fórum Social Mundial acontece na Tunísia.

Compartilhar: