Compartilhar:

Comissão do Impeachment ouve hoje testemunhas de acusação

08/06/16 10h20
Redação*

A Comissão de Impeachment do Senado Federal começa nesta quarta-feira (8) a ouvir as testemunhas de acusação. Serão ouvidos o procurador do Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira e o auditor do Tribunal de Contas da União Antônio Carlos Costa d’Ávila Carvalho. Além disso, há quatro testemunhas propostas pelos senadores: Rogério Jesus Alves Oliveira, Adriano Pereira de Paula, Otávio de Medeiros e Jânio Macedo. Os três primeiros são do quadro de operação de crédito da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Jânio Macedo é ex-diretor do Banco do Brasil.

Os depoimentos foram agendados depois que os senadores aprovaram, na última segunda-feira (6) o cronograma de trabalho proposto pelo relator, Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Acompanhe ao vivo: 

Com isso, até 17 de junho estão previstos depoimentos de testemunhas e a juntada de documentos. No dia 20 de junho, aconteceria o interrogatório de Dilma Rousseff, a presidenta afastada não é obrigada a aparecer. De 21 de junho a cinco de julho seria o período para a apresentação das alegações escritas dos denunciantes e de 6 a 21 de julho, as da presidente denunciada. O relatório seria lido na comissão em 25 de julho e votado em 27 do mês que vem. O parecer desta fase do processo (de pronúncia) seria votado no Plenário do Senado nos dias 1º e 2 de agosto.

Esse calendário ainda pode sofrer alterações a depender de quantas testemunhas de defesa serão ouvidas.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski,  já decidiu sobre os pontos de impasse e evitou mudanças de última hora. Lewandowski negou ontem (7) o pedido apresentado pela defesa de Dilma para que o conteúdo da delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado fizesse parte do processo de impeachment. 

O senador Aloysio Nunes, líder do PSDB, acabou renunciando à vaga dele na comissão do impeachment. Quem assume, no lugar dele, é o senador Ricardo Ferraço, que é do mesmo partido, do PSDB.

*Com informações do Senado Federal

Compartilhar: