Compartilhar:

Marina Silva diz que ainda não decidiu se participa das eleições em 2014

04/10/13 16h57
Em coletiva à imprensa nesta sexta-feira (4), a ex-senadora Marina Silva, fundadora do Partido Rede Sustentabilidade, afirmou que ainda continua no processo de decisão sobre o futuro político (Divulgação / A Rede)

Em coletiva à imprensa nesta sexta-feira (4), a ex-senadora Marina Silva, fundadora do Partido Rede Sustentabilidade, afirmou que ainda continua no processo de decisão sobre o futuro político. "Continuo no processo de decisão. Eu ainda tenho uma longa noite e um dia para decidir". O prazo final para registro de partidos termina neste sábado (5).

A indecisão se Marina Silva participará das eleições em 2014 por outro partido ocorre um dia depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou registro ao partido Rede Sustentabilidade por 6 votos a 1. Os ministros entenderam que a legenda não conseguiu o mínimo de 492 mil assinaturas de apoiadores exigido pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, o partido não poderá participar das eleições do ano que vem.

A ex-senadora afirmou também que a Rede Sustentabilidade continua sendo um partido mesmo que não possa participar das próximas eleições e que tem bases sociais em todos os estados. "A Rede não é um mero projeto eleitoral. As eleições fazem parte, mas não é um fim em si mesmo", alegou.

Leia também: TSE nega registro ao partido Rede Sustentabilidade

Partido contesta

O advogado do partido, Torquato Jardim, disse que a Rede conseguiu mais de 900 mil assinaturas e que houve diversas irregularidades cometidas pelos cartórios eleitorais, responsáveis pela validação das assinaturas dos apoiadores. Jardim citou a anulação de 95 mil assinaturas sem justificativa e a falta de cumprimento do prazo de 15 dias para que os cartórios certificassem os apoiamentos. ˜É inadmissível que possa o Estado restringir o direito fundamental [criação de partido político] em razão da má gestão", argumentou.

* com informações da Agência Brasil

Compartilhar: