Compartilhar:

Cidade em Goiás ganha Parque Natural Municipal do Pequi

17/09/12 18h47
Daniela Fideles da Silva
Criação do parque no município goiano de Mambaí é um marco para a conservação do cerrado numa região afetada pelas carvoarias e pelo avanço da agricultura. (Daniela Fideles da Silva)

Foi criado no último dia 11 de setembro, no Dia Nacional do Cerrado, o Parque Natural Municipal do Pequi situado no município de Mambaí-GO.

Com área de aproximadamente 2.300 hectares, o Parque representa um incremento de 51,63% sobre a quantidade de áreas protegidas por Unidades Municipais de Conservação no Estado de Goiás, passando a assumir o posto de 2ª maior Unidade de Conservação Municipal.

A sua criação se deu com recursos de compensação ambiental do empreendimento Linhas de Transmissão 500 kV Samambaia-Itumbiara e Samambaia-Emborcação. A partir da sua criação, a Unidade de Conservação de Proteção Integral, passa a atuar decisivamente na conservação da fauna, flora e dos recursos hídricos, em corresponsabilidade com a Área de Proteção Ambiental – APA das Nascentes do Rio Vermelho, onde está inserido.

Ilustração da área do Parque Municipal do Pequi inserido no município de Mambaí-GO (Daniela Fideles da Silva)

O Parque constituirá um espaço público de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Em sua extensão, abriga uma diversidade de paisagens naturais com diferentes fitofisionomias do bioma Cerrado, uma grande variedade de espécies da fauna, incluindo as endêmicas e sob risco de extinção; uma significativa porção dos efluentes do Rio Vermelho, além de cachoeiras, acidentes geográficos e cavernas.

A criação do Parque é um marco para a conservação do cerrado numa região afetada pelo desmatamento, carvoarias, avanço da agricultura.

Compartilhar: