Compartilhar:

ONU divulga domingo relatório do IPCC sobre clima

31/10/14 15h30
Giselle Garcia

Líderes mundiais aguardam com expectativa a divulgação da síntese do quinto relatório de avaliação sobre mudanças climáticas, elaborado pelo Painel Internacional da ONU sobre Mudanças Climáticas, o IPCC. O encontro, que reuniu cientistas e membros de governos durante toda a semana em Copenhague, capital da Dinamarca, será encerrado hoje (31). O relatório, que promete ser o mais abrangente já visto no setor, será divulgado domingo (2).

Leia também no Portal EBC: 

 Governo da Espanha quer suspender consulta sobre independência da Catalunha

Ucrânia: regiões separatistas farão eleições no próximo domingo

O presidente do IPCC, Rajendra Pachauri, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o ministro de Meio Ambiente do Peru, Manuel Pulgar-Vidal, farão a apresentação do documento no domingo. Segundo Pachauri, a síntese funcionará como guia para que os desenvolvedores de políticas públicas consigam chegar a um acordo para redução das emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pela elevação da temperatura do planeta.  < As negociações para um tratado climático global, com metas mais rigorosas para as nações, continuarão na 20ª Conferência do Clima, prevista para dezembro deste ano, em Lima, no Peru, e serão concluídas na COP 21, no ano que vem, em Paris, na França.

A elaboração do quinto relatório do IPCC contou com a participação de 830 cientistas de 80 países, divididos em três grupos de trabalho. Os resultados de cada grupo foram divulgados em três documentos diferentes, ao longo dos últimos 13 meses. A síntese, elaborada esta semana em Copenhague, abordará as principais conclusões e orientações dos cientistas. 

“O relatório garante o conhecimento necessário para tomada de decisões bem fundamentadas e para construção de um futuro melhor e mais sustentável. Com ele, entenderemos melhor as razões pelas quais devemos agir, bem como as sérias consequências de não agirmos”, enfatizou Pachauri. Por videoconferência durante a abertura do evento, a secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, Christiana Figueres, disse que "o quinto relatório é o mais atual e influente trabalho científico em mudanças climáticas já feito no mundo". O ministro do Clima e Energia da Dinamarca, Rasmus Helveg Petersen, enfatizou que, se não houver ação imediata para conter as mudanças climáticas, “a dívida com as futuras gerações será crescente”.

Editor: Armando Cardoso

 

Compartilhar: