Compartilhar:

Ministras do Japão renunciam após divulgação de irregularidades

20/10/14 11h08

As ministras japonesas da Indústria e Comércio, Yuko Obuchi, e da Justiça, Midori Matsushima, pediram demissão hoje (20) após denúncias de irregularidades. Desde a sua chegada ao poder no final de 2012, este é o golpe mais duro para o primeiro-ministro Shinzo Abe.

Leia mais notícias:

Negociação para fim em motim no presídio de Maringá já dura quase 24 horas

Levantamento mostra que gordura trans pode estar escondida do consumidor

Yuko Obuchi apresentou hoje a sua demissão depois de, na semana passada, terem sido divulgadas notícias sobre suposta utilização ilegal de fundos por sua organização política, informaram fontes do Executivo. Yuko, que assumiu a pasta no início de setembro, foi o nome mais destacado na primeira remodelação do governo realizada por Abe desde que chegou ao poder em dezembro de 2012, em  momento de desgaste da popularidade do primeiro-ministro.

Os partidos de oposição denunciaram que a ministra da Justiça distribuiu leques com sua imagem para os eleitores o que constitui violação da lei eleitoral, segundo os oposicionistas. Na sexta-feira (17), o principal partido de oposição, o Partido Democrata, apresentou queixa criminal contra Midori.

* Com informações da Agência Lusa e da NHK

Compartilhar: