Compartilhar:

Palestina forma governo de unidade com participação do Hamas

02/06/14 16h33
Portal EBC*

O presidente palestino, Mahmud Abbas, anunciou o “fim da divisão” na palestina durante o juramento de posse de seu novo governo, que marca a reconciliação com o movimento de resistência islâmica Hamas, principal adversário do Fatah, movimento liderado por Abbas, nos últimos sete anos.

“Hoje, com a formação de um governo de união nacional, anunciamos o fim da divisão palestina, que prejudicou muito a nossa casa nacional”, declarou Abbas na capital palestina Ramallah, após a cerimônia de posse.

No dia 23 de abril a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e o Hamas assinaram um acordo de reconciliação para terminar a divisão política que permanecia desde 2007 entre a Cisjordânia, cujas zonas autônomas são administradas pela Autoridade Palestina, e a Faixa de Gaza, que permanece sob bloqueio israelita.

Leia mais notícias de Internacional no Portal EBC

O território costeiro é governado desde 2007 pelos islamitas do Hamas, quando entregaram a Cisjordânia às forças leais ao partido Al Fatah, após dias de enfrentamento armado.

O governo liderado por Rami Hamdallah terá 17 ministros sendo cinco deles provenientes de Gaza. Abbas afirmou que nenhum dos ministros são participantes do Fatah ou do Hamas.

Israel criticou o acordo de reconciliação entre a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e o Hamas, que considera uma organização terrorista, e afirmou que responsabilizará Abbas por qualquer ataque contra Israel que venha da Faixa de Gaza.


O governo israelita disse que não negociará com o novo governo palestino e autorizou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a impor sanções financeiras à Autoridade  Nacional Palestina (ANP), presidida por Abbas e afirmou que responsabilizará o líder palestino por qualquer ataque contra Israel que venha da Faixa de Gaza.

* Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam

Compartilhar: