Compartilhar:

Rei Alberto II abdica neste domingo (21)

19/07/13 08h48

O rei Alberto II, da Bélgica, vai abdicar do trono no próximo domingo (21), feriado nacional. Em seu lugar, assume o seu filho Filipe, que prestará juramento perante o Senado e a Câmara dos Deputados, em Bruxelas. Mantendo a tradição belga, não foi convidado qualquer representante de monarquias estrangeiras.

Aos 53 anos, o príncipe Filipe herda um país dividido – o seu pai tornou-se o baluarte da unidade nacional depois de ter gerido duas graves crises políticas – e os analistas adiantam que poderá ter a sua primeira prova de fogo já no próximo ano, com as eleições legislativas de maio.

Alberto II deixa o trono no dia em que celebra 20 anos de reinado. A festa que estava sendo organizada não sofreu qualquer alteração com a decisão da abdicação, anunciada no dia 3 deste mês e justificada por razões de saúde.

O reinado de Filipe, o filho mais velho de Alberto II e Paola, nascido em 15 de abril de 1960, trará a estreia de uma rainha de origem belga, Matilde, de 40 anos, aristocrata nacional.

A mais velha dos quatro filhos do casal, Isabel, 12 anos, é a primeira na linha de sucessão.

Alberto II foi entronizado em 21 de julho de 1993, depois da morte do seu irmão mais velho, o rei Balduíno, que não deixou descendentes diretos.

O seu reinado ficou marcado pela contribuição decisiva que deu para a resolução de duas grandes crises políticas, resultantes das divergências entre o norte (Flandres) e o sul (Valônia), que permitiram a composição de dois governos de coligação.

Compartilhar: