Compartilhar:

Pesquisa quer identificar perigos on-line para prevenir crimes cibernéticos

22/05/13 14h34

Não é novidade que o universo on-line esconde perigos e armadilhas para os internautas. E quando o usuário é uma criança, os riscos são ainda maiores. Com o objetivo de identificar essas vulnerabilidades e mapear de que modo os jovens relacionam-se com elas, a SaferNet e a GVT realizam a Pesquisa Nacional sobre Hábitos de Navegação.

A parceria entre a associação e a empresa de tecnologia na produção dessa pequisa tem o objetivo de transcender os aspectos mais comuns quanto à segurança nas redes virtuais, como questões patrimoniais (roubo de contas) e técnicas (vírus).  Nesse novo caso, o foco será no hábito. Respeito à liberdade de expressão e outras garantias do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) serão levadas em consideração.

Para a pesquisa nacional, pais e filhos jovens são convidados a responder um questionário online disponível no website da Safernet. O prazo será encerrado ao fim deste mês.

Os dados colhidos serão catalogados e servirão para a elaboração de materiais educativos para que os jovens saibam como se proteger e participar da internet de um modo mais cidadão

Compartilhar: