Compartilhar:

Senado uruguaio aprova lei do casamento igualitário

02/04/13 19h00
Portal EBC*
O projeto de lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado por 23 de 31 votos no Senado uruguaio (Elvert Barnes/CC)

Após mais de sete horas de debate, o projeto de lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado por 23 de 31 votos no Senado uruguaio. A iniciativa voltará à Câmara dos Deputados para sua ratificação.

A iniciativa da coalizão Frente Ampla, do presidente José Mujica, que tem  maioria tanto na Câmara quanto no Senado, ficou a um passo de se tornar lei. Além dos votos governistas, alguns senadores dos partidos oposicionistas Nacional e Colorado também apoiaram a medida.

O ex presidente Luis Alberto Lacalle (Partido Nacional), considerou que “não é conveniente” que casais homossexuais possam adotar filhos. Já o seu colega de bancada e pré-candidato presidencial Jorge Larrañaga apoiou o projeto e afirmou que o matrimonio igualitario reconhece e não afeta diretos.

O também opositor Ope Pasquet do Partido Colorado também se pronunciou a favor da iniciativa e ressaltou a mudança de atitude da sociedade uruguaia. “Em vários países já se aceitou e em muitos outros está em processo de sê-lo”, afirmou.

A sanção da lei já havia iniciado em 2012, mas em dezembro do ano passado os parlamentares decidiram prorrogar a aprovação até a primeira sessão de 2013. Os partidos de oposição pediram mais tempo para estudar a medida.

* Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam

Compartilhar: