Compartilhar:

Papa Francisco critica burocracia na Igreja Católica

24/04/13 11h28

Durante uma missa realizada nesta quarta-feira (24)  para funcionários do Instituto para as Obras Religiosas (IOR), conhecido popularmente como banco do Vaticano, o papa Francisco criticou a quantidade de organizações burocráticas existentes na igreja católica. O pontífice disse que a criação de organizações e serviços pode desvirtuar o sentido da instituição.

Leia mais notícias do mundo:

Mais de 80 pessoas morreram e 700 ficaram feridas em desmoronamento em Bangladesh

Afeganistão tem aumento de 30% em vítimas civis de janeiro a março

Presidente francês diz que vai promulgar lei que autoriza casamento entre pessoas do mesmo sexo

“Quando a Igreja quer se vangloriar da sua quantidade de organizações, cria escritórios e torna-se um pouco burocrática, corre o risco de se transformar em uma Organização Não-Governamental (ONG). A igreja não é uma ONG”, argumentou o papa.

“Os escritórios são necessários, mas até um certo ponto. Quando a organização fica em primeiro lugar, o amor desaparece e a igreja, coitada, se torna uma ONG. E este não é o caminho”, complementou Francisco.

Desde que Francisco assumiu o pontificado, iniciou uma série de críticas à “institucionalização” da igreja católica. Há pouco tempo, retirou indenização de 25 mil euros que era dada a cinco cardeais da comissão de fiscalização do banco Vaticano.

* Com informações da Lusa e da agência de notícias do Vaticano

Compartilhar: