Compartilhar:

Atentados em Bagdá deixam pelo menos 18 mortos e 80 feridos

17/02/13 09h25
A violência no Iraque aumentou no ano passado -- após a retirada das tropas americanas, em dezembro de 2011

Pelo menos 18 pessoas foram mortas e 80 ficaram feridas, neste domingo (17), após uma série de ataques com carros-bomba em diferentes zonas de Bagdá, capital do Iraque, segundo fontes policiais.

Uma bomba e sete veículos explodiram no bairro xiita de al-Sadr e arredores, na zona leste da capital iraquiana, bem como em áreas do sudoeste e no centro da cidade. O pior ataque ocorreu num mercado popular na área de al-Huseiniya, no leste de Bagdá, onde quatro pessoas foram mortas e 15 ficaram feridas devido à explosão de um carro-bomba.

Explosões semelhantes ocorreram em três estabelecimentos comerciais, mas também num cruzamento de duas ruas e em estacionamentos. A violência no Iraque aumentou no ano passado -- após a retirada das tropas americanas, em dezembro de 2011 --, com numerosos ataques, muitos deles contra forças de segurança e xiitas.

Atualmente, o país vive uma crise política causada pelos protestos nas províncias de maioria sunita, onde os manifestantes se queixam de serem marginalizados pelo governo do primeiro-ministro, o xiita Nuri al-Maliki.

Compartilhar: