Compartilhar:

Presidente francês vai a Argélia para reconstruir laços com ex-colônia

19/12/12 12h19
O presidente francês François Hollande (Jean-Marc Ayrault/Creative Commons )

O presidente da França, François Hollande, inicia nesta quarta-feira (19) uma viagem de dois dias a Argélia. O objetivo é normalizar as relações com a antiga colônia, marcadas por um passado conflituosos de uma guerra que até hoje tem consequências.

Hollande segue acompanhado de uma dezena de ministros, trinta empresários, legisladores, personalidades da cultura e entretenimento, informou a agência de notícias EFE.

O Palácio do Eliseu preparou a viagem durante meses. Ainda que não sejam esperados gestos de desculpas e arrependimentos, haverá momentos significativos em algumas cerimônias, a exemplo de um ato em uma praça de Argel (capital da Argélia) que leva o nome do militante comunista Maurice Audin. O militante foi assinado por ser uma figura pública que lutou pela independência.

Hollande passou vários meses na Argélia em 1978, quando foi estudante da prestigiosa Escola Nacional de Administração (ENA), que forma grande parte da elite francesa. Há dois meses, ele reconheceu a “repressão sangrenta” em Paris contra argelinos ativistas pela independência de 1961, com dezenas de mortos pela polícia francesa.

Temas econômicos também devem ser tratados na visita. Uma quinzena de contratos devem ser fomalizados, entre eles o da implantação de uma planta para fábricas de carros da Renault no país.  Imigração, restrições e concessões de vistos aos argelinos que desejem ir à França também entrarão em pauta.

Compartilhar: