Compartilhar:

Xi Jinping é designado secretário geral do Congresso do Partido Comunista

07/11/12 15h04
Xi Jinping é nomeado secretário geral do Congresso do Partido Comunista da China (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom)

O vice-presidente  foi eleito nesta quarta-feira (7) secretário geral do 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) pela comissão preparatória  que se reunirá a partir desta quinta-feira no Grande Palácio do Povo, na capital chinesa Beijing.

O anúncio foi feito pelo porta voz oficial da assembleia partidária, Cai Mingzhao, durante encontro com mais de dois mil jornalistas da imprensa nacional e estrangeira, credenciados para a reunião.

As sessões do Congresso devem se estender até 14 de novembro com a participação de mais de 2270 delegados com representação dos 82 milhões de membros do PCCh, fundado em 1921 e dirigido por Mao Zedong de março de 1943 a setembro de 1976.

Com sua nomeação como encarregado de conduzir os trabalhos do 18º Congresso, Xi está a um passo de sua ratificação como o novo líder dessa veterana organização política com o término do mandato de 10 anos exercido pelo presidente Hu Jingtao desde o 16º Congresso do PCCh em 2002.

Desde sua posição como novo secretário geral do PCCh, que governa a China desde 1949, Xi assumirá a presidência da República, um trâmite regulamentar que será ratificado pela Assembleia Popular Nacional (Parlamento) em sua reunião plenária de março de 2013.

Xi assumirá a presidência da China em um momento crucial, quando o país se propõe a mudar seu modelo de desenvolvimento, para reduzir as diferenças acentuadas na população pelo acelerado crescimento econômico, construir uma sociedade moderadamente desenvolvida e centrar a atenção na proteção ao meio ambiente.

O porta-voz oficial disse à imprensa que na agenda do 18º Congresso está previsto examinar o relatório apresentado pelo 17º Comitê Central, o relatório de trabalho da comissão disciplinar, a discussão e aprovação das emendas à Constituição do PCCh.

Os delegados também elegerão um novo Comitê Central e uma comissão disciplinar.

Compartilhar: