Compartilhar:

Rússia planeja iniciar extração de petróleo em plataforma cubana

07/11/12 09h42
Comércio entre Cuba e Rússia cresceu em 2012 (hoteliernews.com.br)

Caracas, 06 Nov. AVN.- O ministro russo de Indústria e Comércio, Denis Manturoy, sinalizou que seu país tem planos de iniciar em breve a perfuração de um bloco petrolífero em uma plataforma cubana. Durante a 30a edição da Feira Internacional de Havana (Fihay), Manturoy manifestou que uma das prioridades da cooperação russo-cubana é no setor de energia.

O ministro informou que a companhia petrolífera estatal russa Zarubezhneft deve começar a perfuração do primeiro poço no bloco L ao fim de novembro e início de dezembro. O custo do projeto deve superar 200 milhões de dólares. O bloco L está localizado ao norte das províncias de Sancti Spíritus e Ciego de Ávila, na região central do país caribenho.

Manturov disse que a empresa também planeja trabalhar em outro campo de exploração cubano, Jaruco Boca, localizado a leste de Havana. Nesta área, o trabalho pode começar no segundo trimestre de 2013.

A exploração de petróleo ocorre em conjunto com a empresa estatal cubana Cubapetroleo. Em novembro do ano passado, as duas empresas assinaram quatro contratos nesta área energética. Em junho, o diretor-geral Nikolai Brunich reuniu-se em Moscou com o vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas, que discutiu o processo de realização de projetos conjuntos.

Saiba mais

Rússia envia ajuda humanitária para Cuba por conta do furacão Sandy

Estimativas apontam que o comércio bilateral entre Rússia e Cuba cresceu 17% em 2012, até o mês de agosto, em relação ao mesmo período do ano passado. O montante foi calculado em 150 milhões de dólares.

Compartilhar: