Compartilhar:

Lula diz que Brasil está "predestinado" a cooperar com a África

20/11/12 09h57
O ex-presidente Lula durante discurso em Moçambique (Agência Lusa)

Maputo, 20 nov (Lusa) - O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu nesta terça-feira (20) em Maputo (Moçambique) que o seu país está "predestinado" a cooperar com a África pela contribuição multifacetada que o continente deu na construção da nação brasileira.

Falando para um grupo de gestores de empresas brasileiras e moçambicanas na "Conferência Brasil e África: Opção pelo Desenvolvimento Sustentável", Lula enfatizou que o preço dos sacrifícios que África consentiu na construção da nação brasileira "é impagável".

"O trabalho que o Brasil tem de fazer a favor de África é o resultado de algo que está predestinado, porque durante muito tempo os africanos contribuíram para o que o Brasil fosse o que é hoje", afirmou o ex-chefe de Estado brasileiro, invocando a influência da população africana na construção da nação brasileira.

Lula comentou a mudança na lógica da política internacional do Brasil, com uma aposta na parceria econômica e comercial com a África, de forma a alterar o anterior paradigma em que os países mais pobres viviam da dependência em relação aos EUA e Europa.

"Essa dependência deve ser vista como um desafio para resolver os problemas dos pobres e o Brasil tem um papel extraordinário a desenvolver nesse capítulo", realçou Lula.

Para o ex-chefe de Estado brasileiro, a saída para a crise que as economias mais desenvolvidas enfrentam pode passar por uma maior aposta na cooperação com a África, uma vez que o continente é um importante destino para os investimentos, consumo e crédito.

Compartilhar: