Compartilhar:

Unasul elogia processo eleitoral na Venezuela

08/10/12 16h43
EBC
Mais de 80% dos eleitores compareceram para votar este domingo (7) na Venezuela (Boris Vergara / EPA)

Durante coletiva de imprensa, o titular da missão de acompanhantes eleitorais da Unasul destacou a tarefa do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que “dá confianças e garantias de ser um árbitro transparente e sério”, agradeceu a “predisposição de todos os setores” para um Conselho Eleitoral da Unasul e valorizou a postura da oposição, que “tem estado aberta ao diálogo”.
O ex-presidente argentino, afirmou que a eleição venezuelana representou um duplo desafio “porque se tratava de uma das poucas organizações multinacionais e porque era sua primeira missão”, desde que foi criado o Conselho.

Leia também:

Patriota cumprimenta Hugo Chávez pela reeleição

Kirchner, Castro, Correia e Morales parabenizam Chávez pela reeleição

Chávez diz que governará com a oposição

Hugo Chávez é reeleito presidente da Venezuela

Legitimidade

“Nosso reconhecimento e felicitação ao grande soberano, o povo venezuelano, que deu uma demonstração impactante da vocação e compromisso democrático, com um sistema altamente confiável e de excelência técnica”, disse Alvarez.

O delegado admitiu que “até pessoas bem intencionadas duvidavam de como se ganhavam as eleições na Venezuela, mas o que ser viu levou por terra todas as suspeitas, a dos mal intencionados e dos ingênuos”.

 Alvarez também saudou o presidente Hugo Chávez, “legitimado nas urnas” e comemorou o fato de ter sido “testemunha da festa da democracia venezuelana e de um feito histórico que impacta na região e no mundo”.

Democracia

“A América Latina custou muito a recuperar a democracia. Custou mortes, desaparecimentos, torturas. Como não nos comovermos quando vemos filas enormes, quando vemos pessoas de 90 anos querendo votar?”, perguntou o chefe da missão da Unasul.

A delegação entregou ao Conselho Nacional Eleitoral venezuelano um relatório sobre o trabalho de acompanhamento da eleição, com recomendações e sugestões. O documento também será encaminhado para o secretario geral da Unsasul, Alí Rodriguez e a Diplomacia do Peru, país que ocupa a presidência pró-tempore do bloco sulamericano.

Compartilhar: