Compartilhar:

Jogos Olímpicos empurram economia do Reino Unido para fora da recessão

25/10/12 11h18
Olimpíadas dão fim a crise econômica britânica (London 2012/Divulgação)

Londres, 25 out (Lusa) - O Reino Unido saiu oficialmente da recessão ao registar um crescimento econômico de um 1% no trimestre entre julho e setembro, confirmou nesta quinta-feira (25) o Instituto de Estatísticas Britânico.

O desempenho, superior ao esperado pelos economistas, é atribuído ao efeito positivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012, com a venda de bilhetes para os eventos desportivos. Outros setores, como restauração e alojamento também tiveram aumento de atividade, enquanto a construção e o comércio eletrônico sofreram quedas durante este período.

Um efeito positivo foi também a recuperação após uma "parada" da economia em junho provocada pelo jubileu da rainha, que celebrou com um feriado adicional os 60 anos de reinado de Isabel II.

Apesar dos economistas mostrarem cautela quanto ao significado deste número, a verdade é que o trimestre positivo põe fim a três trimestres de valores negativos.

No trimestre passado, a economia britânica tinha contraído 0,4%, embora os números do desemprego tenham mostrado melhorias nos últimos meses. O crescimento divulgado hoje, que ainda pode ser revisto, coloca o PIB ao mesmo nível do terceiro trimestre de 2011.

Compartilhar: