Compartilhar:

Conselho promete rapidez em processo eleitoral da Venezuela

01/10/12 16h13
EBC
Conselho eleitoral promete votação rápida na Venezuela (AVN)

A seis dias das eleições presidenciais na Venezuela, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), garante a rapidez e facilidade do processo de votação, que acontecerá entre 06h e 18h ou até que hajam pessoas nos centros de votação, afirmou esta segunda-feira (01) o diretor geral de Planejamento e Organismos Eleitorais do CNE, Luis Piedra. Segundo ele o tempo de votação oscila entre um minuto e um minuto e 10 segundos.

A respeito da confiabildiade do processo eleitoral, Piedra destacou que se algum dos nomes ou sobrenomes do eleitor não aparecerem no Registro Eleitoral, assim como sua impressão digital, ele não poderá votar.

Leia também:

96 mil testemunhas credenciadas para eleições na Venezuela

Neste caso, o eleitor deverá preencher uma planilha de ocorrências, que apresentará ao organismo eleitoral para resolver a situação, afirmou. Para votar, o eleitor deverá apresentar sua cédula de identidade mesmo que esteja vencida.

O primeiro passo será ativar o Sistema de Autenticação Integrado (SAI), com sua digital. A máquia acenderá uma luz azul que indica que o eleitor foi autenticado. A presidenta da mesa permitirá então que o eleitor se dirija até a máquina de votação  e este, apertando um botão azul, poderá votar em sua cédula eleitoral.

Terminado o voto, se acenderão cinco luzes do lado direito do cartão, como sinal de que foi feita a seleção do candidato. Depois deverá verificar sua escolha na tela e apertar o botão votar. A tinta, produzida na Universidade Central da Venezuela (UCV) não pode ser apagada de imediato, com o propósito de identificar que a pessoa já votou.

 

Compartilhar: