Compartilhar:

Combate na Síria mata pelo menos 12 pessoas na manhã deste sábado

29/09/12 11h26
Estima-se que mais de 30 mil pessoas já morreram na Síria em função dos conflitos que já duram 18 meses (Foto: Freedom House2/ Creative Commons)

Combates entre forças governamentais e rebeldes acontecem em várias cidades da Síria neste sábado. Estima-se que pelo menos 12 pessoas foram mortas nesta manhã em Alepo, no norte do país, num "confronto sem precedentes", segundo informações de uma Organização Não Governamental.

“Um bebê de um ano foi morto e o seu irmão e a sua mãe feridos durante a noite num bombardeamento em Maskana”, na província de Alepo, indicou o Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH).

Combates violentos eclodiram durante a manhã de hoje, um pouco por todo o lado em Salaheddine, após um ataque lançado pelos rebeldes contra um centro militar no sudoeste de Alepo.

Enquanto as forças do regime e os rebeldes lutam há mais de dois meses pelo controle da segunda maior cidade do país, confrontos sem precedentes assolam Alepo desde sexta-feira (28), segundo os habitantes e os jornalistas da AFP. Pelo menos 120 pessoas, das quais 71 são civis, morreram na Síria ontem, um dia que ficou marcado, como todas as sextas-feiras, por manifestações em todo o país contra o regime.

Os confrontos se intensificaram ontem após os comandantes rebeldes anunciarem a intenção de lançar uma batalha “decisiva” para controlar a cidade. 

Violência

O conflito interno na Síria, iniciado há 18 meses, tem grandes movimentações populares que pretendem derrubar o regime instituído. O saldo  da violência é de mais de 30 mil mortos, na sua maioria civis. As Nações Unidas estimam que os refugiados sírios nos países vizinhos atinjam um número superior a 700 mil até ao final de 2012.

Compartilhar: