Compartilhar:

Falha em sistema eletrônico causa problemas na pré-venda de ingressos para Copa das Confederações

21/11/12 15h50
Edgard Matsuki
Sistema de vendas de ingressos para Copa das Confederações apresentou problemas na manhã desta terça-feira (21) (FIFA/reprodução)

No primeiro dia da pré-venda de ingressos para a Copa das Confederações de 2013 (as comercialização iniciou às 9 da manhã desta terça-feira), uma falha no sistema eletrônico no site da FIFA fez com que torcedores pagassem pelas entradas sem conseguir adquirir os ingressos.

O advogado Cléber Damasceno foi uma das pessoas que tentou comprar o ingresso pelo site oficial da FIFA, mas não conseguiu. “Fiz todo o procedimento dentro da página, mas deu erro na hora de finalizar a compra. Quando vi, haviam sido descontados os quatro ingressos que comprei”. O advogado conta que tentou por duas vezes fazer o procedimento e em ambas teve o valor descontado. Ao todo, o prejuízo de oito ingressos foi de R$ 1.520.

Cléber afirma que ninguém da FIFA entrou em contato com ele até o início da tarde desta terça-feira. “Essa falta de organização me deixa um pouco desanimado. Se não der certo a venda de ingressos, nem vou aos jogos do torneio”, afirma.

Para compartilhar o problema, internautas criaram uma comunidade no Facebook que, em apenas três horas, já contava com 85 participantes. Um deles é o médico pediatra Fernando Majzels, que, após cinco horas tentando adquirir cinco ingressos, foi duplamente cobrado sem que o sistema da organizadora do evento confirmasse a compra.

“Ao tentar concluir a compra, surgiram mensagens de erro no servidor pedindo para que eu voltasse a tentar mais tarde. Para minha surpresa, quando liguei para a operadora do cartão, soube que fui debitado duas vezes, no total de R$ 1,9 mil. E ainda não sei se vou ter os ingressos”, lamentou o médico.

Majzels ainda criticou o fato de a Fifa não ter respondido sua mensagem pedindo esclarecimentos. Já a Visa o informou de que, caso a compra não tenha sido concluída, caberá a Fifa devolver o dinheiro. “Para a Visa, a compra foi efetuada. Falta apenas a Fifa confirmar isso no prazo de dez dias. É provável que ela não confirme e aí eu vou ficar sem ingressos. É ridículo uma empresa nos moldes da Fifa, que é responsável pelo site, fazer isso”.

A FIFA divulgou uma nota explicando os problemas no sistema de vendas de ingressos. De acordo com a entidade, 165 pessoas foram afetadas pelo problema. A FIFA ainda disse que entrará em contato com as pessoas atingidas e que a venda de ingressos para a Copa das Confederações já está normalizada. Nos testes feitos pelo Portal EBC, o ingresso conseguiu ser comprado. Confira a nota na íntegra:

Infelizmente, ocorreram alguns problemas técnicos quando a fase de pré-venda dos ingressos para a Copa das Confederações da FIFA começou, hoje, às 9h (horário de Brasília) / 12h (CET). Entretanto, a prestadora de serviço responsável pelos ingressos, a MATCH Service AG, já resolveu os problemas e o seu serviço ao cliente está agora em contato com as 165 pessoas afetadas. A FIFA e a MATCH Service AG se desculpam por qualquer inconveniente ocorrido e agradecem aos torcedores pelo interesse em adquirir ingressos para a Copa das Confederações da FIFA do ano que vem.

Devido à grande procura pelos ingressos do torneio, pode acontecer de os fãs serem temporariamente transferidos para uma sala de espera por alguns momentos até que seja possível processar o pedido. A sala de espera é um serviço oferecido pela FIFA para assegurar que os primeiros a solicitarem os ingressos tenham prioridade.

A entidade também acrescentou que, devido à grande procura pelos ingressos do torneio, alguns dos internautas, durante o processo de compra pela internet, podem ser temporariamente transferidos para uma sala de espera virtual, até que seja possível processar o pedido. “A sala de espera é um serviço oferecido pela FIFA para assegurar que os primeiros a solicitarem os ingressos tenham prioridade”.

A compra de ingressos para os jogos da Copa das Confederações só pode ser feita no site da FIFA e por meio de cartão de crédito da operadora patrocinadora do torneio.A compra com outras formas de pagamento estará liberada apenas no dia 30 de novembro. 

A EBC tentou entrar em contato com a MATCH Service AG, mas a empresa não quis se pronunciar sobre os problemas. 

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhar: