Compartilhar:

Teólogo afirma que Bento XVI renunciou por problemas de saúde

11/02/13 21h53
Edgard Matsuki
Leonardo Boff diz que Bento XVI renunciou por problemas de saúde (Wikipedia)

A renúncia do Papa Bento XVI nesta segunda-feira não pegou Leonardo Boff, teólogo ligado à Igreja Católica, de surpresa. Para o amigo de Joseph Ratzinger, a renúncia era esperada devido aos problemas de saúde do pontífice: “Ele sofre de artrose, problemas cardíacos e recentemente teve um AVC que danificou o olho esquerdo”, afirmou.

Para o Boff, um cardeal latino-americano tem chance de assumir o posto de Papa. Trata-se de Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, cardeal-arcebispo de Tegucigalpa, em Honduras. “Não temos grandes cardeais. Mas ele é um teólogo da libertação. Seria um Papa da periferia”, diz.

Apesar de se considerar amigo de Bento XVI, Boff já teve divergências com o pontífice em 1984. Quando ainda era padre, Boff foi condenado a um ano de voto de silêncio por conta de teses ligadas à teologia da libertação. “Como pessoa, foi elegante, fino. Como homem de doutrina, foi duro. Mas eu entendo a lógica”.

Mais cedo Boff falou pelo Twitter que o Bento XVI optou pelos ricos enquanto estava como pontífice. Também pelo microblog, ele afirmou que gostaria de ver um Papa do terceiro mundo no cargo. O substituto de Bento XVI deve ser escolhido até à Páscoa.

Confira a entrevista na íntegra

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Compartilhar: