Compartilhar:

Apuração das escolas de samba de São Paulo terá plateia reduzida este ano

12/02/13 10h46
Flávia Albuquerque e Bruno Bocchini
Medidas foram tomadas para evitar incidentes como o ocorrido no ano passado, quando integrantes de escolas de samba invadiram a área dos jurados e rasgaram os votos (Luiz Fernando Reis / Creative Commons)

São Paulo – A apuração, nesta terça-feira (12) às 16h, das notas das escolas de samba que desfilaram em 2013 em São Paulo terá plateia reduzida. Por determinação da prefeitura, cada agremiação, a partir deste ano, poderá ter apenas dez representantes, o que totaliza 140 pessoas na arquibancada. Além disso, o efetivo policial no momento da apuração será elevado e contará também com 160 seguranças contratados especialmente para a contagem dos votos.

As medidas foram tomadas para evitar incidentes como o ocorrido no ano passado, quando integrantes de escolas de samba invadiram a área dos jurados e rasgaram os votos. Até então, a apuração era organizada pela Liga Independente das Escolas de Samba. Depois da confusão, a prefeitura decidiu administrar o evento.

Leia também:

Mocidade Alegre é bicampeã do carnaval de São Paulo

De acordo com o gerente de infraestrutura da São Paulo Turismo (SPTuris), Carlos Fortner,  nem mesmo a imprensa ficará na área de apuração. "O local da apuração é um pouco diferente este ano. No ano passado, era uma estrutura desmontável. Agora fica em uma construção que é o camarote do prefeito no dia do desfile. Do outro lado fica a arquibancada com os convidados”.

Cada representante das escolas de samba foi previamente credenciado e para entrar na arquibancada  uma pulseira de identificação deverá ser apresentada. “Fizemos isso tudo para evitar tumultos como o do ano passado, que acabam tirando todo o brilho de uma festa tão bonita como o carnaval”, disse Fortner.

Edição: Graça Adjuto

Compartilhar: