Compartilhar:

459 anos de história: 25 de janeiro é o dia do aniversário de São Paulo

24/01/13 23h06
Edgard Matsuki
Edifício Copan, em São Paulo. O prédio do centro da capital paulista tem formato de S (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Há exatos 459 anos, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta começaram a construção de um colégio jesuíta e fundaram a Vila de São Paulo de Piratininga. Com toda certeza, os religiosos não imaginavam que no dia 25 de janeiro de 1554 estavam dando início ao local que se tornaria a maior cidade da América Latina.

LEIA TAMBÉM:

Conheça São Paulo gastando menos

Os anos se passaram e o nome da Vila de São Paulo de Piratininga diminuiu. Em compensação, a cidade não parou de crescer. De acordo com o último Censo do IBGE, São Paulo (junto com a região metropolitana) conta com nada menos do que 19.223.897 habitantes. Muitos deles imigrantes de outras regiões do país ou do exterior. 

Por causa da miscigenação e encontro de culturas, a capital paulista conta com diversas opções de lazer. A cidade conta com importantes museus e monumentos como o Memorial da América Latina, Museu da Língua Portuguesa, Masp, Parque Ibirapuera, entre outros locais.

Site mostra como satisfazer os cinco sentidos em São Paulo

Para quem deseja se arriscar a conhecer melhor a gigante cidade, um site pode ajudar. Trata-se do Mapa das Sensações, que mostra como satisfazer os cinco sentidos com atrações de São Paulo. 

Museu da República – O Museu conta com oficinas e visitas educativas. Um agradável parquinho no Jardim do Palácio do Catete faz a alegria dos pequenos (Tiago Melo/CC)

Para a visão, a cidade apresenta opções como uma visita ao centro antigo à noite, além do Teatro Municipal e as obras dos grafiteiros pelas ruas. Para a audição, é possível ouvir os sinos da Sé, a conversa dos estrangeiros na Avenida Paulista ou mesmo o grito de gol nos estádios. Para o tato, há esculturas na Pinacoteca e no Jardim da Luz.

Ouça a matéria da Radioagência Nacional sobre os 459 anos de São Paulo:

Já a gastronomia paulistana é perfeita para aguçar o paladar dos nativos e visitantes. A cidade conta com nada menos do que 56 tipos de culinárias, que vão da oriental até a nordestina. Por fim, o olfato pode ser aguçado pelas frutas do Ceagesp ou no mosteiro de São Bento, onde é possível sentir o cheiro de mirra.

Para acessar o Mapa das Sensações de São Paulo e ver mais opções de lazer nesta “senhora” com mais de quatrocentos anos, clique aqui.

Compartilhar: