Compartilhar:

Conferência reúne no Rio 300 líderes empresariais e políticos da América Latina

14/10/15 22h15
Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil


Trezentos líderes empresariais, políticos e institucionais estarão reunidos no Rio de Janeiro, no maior encontro do gênero no continente, a partir de amanhã (15), durante a 26ª Conferência Anual do Conselho Empresarial da América Latina (Ceal), até sexta-feira (16).

Com o tema central “América sem Fronteiras”, estão previstos 80 palestrantes e debatedores. A Valorização da Democracia será o tema de abertura do evento. O presidente do Ceal Brasil, Roberto Giannetti da Fonseca, disse que outros assuntos como combate à corrupção, agronegócio, sustentabilidade, mobilidade estarão em pauta.

“A experiência trocada entre os empresários da América Latina é muito importante. Discutimos políticas públicas e iniciativas privadas que acabam se tornando referência para muitos empresários que aqui participam e levam essas ideias para os seus países”, comentou Gianetti. “Além disso, parcerias e negócios acontecem nos bastidores. Já até houve, no passado, fusões de empresas concorrentes que foram decididas aqui”, acrescentou.

Outro tema importante do encontro será o Acordo de Parceria Trans-Pacífico (TPP, na sigla em inglês), fechado no início do mês pelos Estados Unidos com o Japão e mais dez países, dos quais três da América Latina (México, Peru e Chile). Para Giannetti, o acordo pressiona o Brasil abrir a economia para novos mercados.

“O Mercosul não deve ser nosso objetivo final. Nosso objetivo comercial deve estar nos países centrais, onde há demanda que vai gerar emprego e renda. O Brasil tem muita intervenção, obstáculos burocráticos. Temos que melhorar o sistema tributário. Se não reduzirmos o custo Brasil, a logística, tributo, financiamento, não seremos competitivos”, afirmou Roberto Gianetti.

O Ceal é uma rede de empresários latino-americanos criada em 1990 para estimular o envolvimento dos membros no intercâmbio e na cooperação entre os países da região.

Editor Jorge Wamburg
Compartilhar: