Compartilhar:

Conflito entre professores e policiais deixa 170 feridos no Paraná

29/04/15 19h06
Deográcia Pinto

Mais de 170 pessoas ficaram feridas nos confrontos entre professores e policiais militares em Curitiba, no Paraná. A informação é da prefeitura, que divulgou nota nas redes sociais. Os feridos foram atendidos no local e pelo menos 45 pessoas que precisavam de atendimento médico foram encaminhadas ao Hospital Cajuru.
 
O confronto começou por volta das 15 horas desta quarta-feira (29), em frente à Assembleia Legislativa, quando os deputados estaduais começaram a sessão para votar um projeto de lei que altera a previdência estadual.
 
O projeto foi encaminhado pelo Executivo e visa tirar 33 mil aposentados com mais de 73 anos do Fundo Financeiro e transferi-los para o Fundo de Previdência do Paraná. O motivo seria a atual situação deficitária do Tesouro Estadual, que sustenta o Fundo Financeiro.
 
A Polícia Militar usou bombas de gás, balas de borracha e jatos de água para dispersar os manifestantes. Os professores recuaram, mas os policiais continuaram jogando bombas de efeito moral.
 
Com o tumulto, crianças foram retiradas de escolas da região. Algumas delas passaram mal por causa do gás lacrimogêneo usado pelas forças policiais.
 
O confronto terminou no fim da tarde, mas os educadores continuaram com a manifestação, reunidos em núcleos.
 
Por meio do Facebook, a direção do Sindicato dos Professores do Paraná disse que os manifestantes estão fora do perímetro estabelecido pela polícia, em frente ao prédio da prefeitura. Até o fechamento desta matéria, o governo e a polícia do Paraná ainda não haviam se pronunciado sobre o ocorrido.

Confira a reportagem da Radioagência:

 

Compartilhar: