Compartilhar:

Do descobrimento do Brasil às eleições diretas: conheça marcos da história

07/10/14 11h59

A História brasileira teve início em 1500, quando os portugueses chegaram à Bahia e encontraram-se com os ínidos que ali habitavam. A partir da colonização, sucessivos marcos foram moldando a história do país e conduzindo-o ao que ele é hoje. Confira, abaixo, os principais momentos do Brasil até a ditadura de 1964:

1500 – Chegada da esquadra de Cabral ao litoral da Bahia, o que acabaria tornando o Brasil uma colônia de Portugal.

1534 – Começa a colonização efetiva do Brasil, com a divisão do seu território em Capitanias Hereditárias, grandes porções de terra da colônia que são doadas a pessoas que, em troca, têm a obrigação de defender, povoar e colonizar as porções recebidas da Coroa Portuguesa.

1580 – O Brasil passa a viver o período do Domínio Espanhol, que se estendeu até 1640, uma vez que Portugal passou a ser governado pelos reis espanhóis. Nesta época, o Brasil foi atacado e invadido por outros países europeus, destacando-se as invasões holandesas no Nordeste do país.

1750 – Com o ciclo da mineração no interior do Brasil – Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás – ocorreu uma expansão territorial em que os luso-brasileiros ultrapassam a linha de Tordesilhas que separava as terras portuguesas e espanholas na América. Para solucionar o problema, nesse ano, os dois países assinaram o Tratado de Madri, dando ao Brasil a sua configuração atual.

1789 -Tem início a luta contra o domínio português, influenciada pelas idéias iluministas, que defendiam a liberdade, surgindo então a Inconfidência Mineira, primeiro movimento emancipacionista da História do Brasil.

1808 – Mudança da Corte Portuguesa para o Brasil, dando início a um período em que o príncipe-regente D. João prepara as condições para o Brasil libertar-se de Portugal; a Colônia torna-se a sede do Império português, e a Abertura dos Portos do Brasil rompe o monopólio comercial da Metrópole.

1822 – No dia 7 de setembro, o príncipe D. Pedro, filho de D. João VI, assume os interesse dos liberais brasileiros e proclama a Independência, formalizando o rompimento com Portugal.

1840 – Começa o Segundo Reinado, propriamente dito, quando o Golpe da Maioridade leva D. Pedro II ao poder com quinze anos incompletos; este é o período em que o Brasil se transforma com a expansão do café, com o fim do tráfico negreiro, o início da imigração e a fase em que começam as primeiras atividades industriais no Brasil, com o barão de Mauá.

1888 – Depois de uma campanha abolicionista, fortalecida com a Guerra do Paraguai (1864-1870), é extinta a escravidão no Brasil, com a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel no dia 13 de maio.

1889 – Neste ano, dando êxito ao movimento republicano iniciado em 1870, republicanos civis, em que se incluem, principalmente, os cafeicultores, aliam-se aos militares e derrubam a monarquia. Marechal Deodoro da Fonseca proclama a República do Brasil.

1930 – Com o início da República brasileira, o setor cafeeiro assume o controle da vida política do país, graças ao seu poder econômico, dando início à fase da República das Oligarquias. Esta foi derrubada com a Revolução de 1930, quando se iniciou a Era Vargas. A Era Vargas estendeu-se até 1945 e foi marcada pela modernização do Estado e da economia brasileira.

1960 – Durante o governo de Juscelino Kubitschek, marcado pelo crescimento da industrialização, é inaugurada a cidade de Brasília, construída para ser a nova capital do Brasil, possibilitando a interiorização do desenvolvimento, idéia que fazia parte do Plano de Metas do Presidente JK.

1964 – No dia 31 de março, um golpe militar depôs o então Presidente João Goulart, encerrando a fase da República Liberal, iniciada depois da Era Vargas em 1945. Os militares implantaram um regime autoritário e centralizado, em que se limitou a participação política e restringiram-se os direitos e as garantias individuais.

1985 – Na última eleição indireta para a Presidência da República, realizada pelo Colégio Eleitoral, uma aliança democrática deu a vitória a Tancredo Neves e José Sarney, encerrando o ciclo militar e dando início à redemocratização do Brasil, com a instauração da Nova República. Tancredo morreu antes de tomar posse.

1990 - Fernando Collor de Melo toma posse como primeiro presidente eleito por voto direto do povo, após o Regime Militar. Dois anos depois, tornou-se o único presidente deposto por um processo de impeachment no país.

* Com informações do Plenarinho

Compartilhar: