Compartilhar:

Brasil é país com maior queda no ranking de garantia dos direitos das crianças

21/06/16 11h14

Uma pesquisa mostra que o Brasil está perdendo suas crianças para a violência e a negligência. Uma realidade que segue na contramão de uma sociedade com a qual todos nós sonhamos: menos desigual e mais justa para todos, começando pela Primeira Infância.

A notícia é triste e foi revelada por um estudo da Kids Rights, ONG da Holanda, que avaliou 163 países para saber como protegem suas crianças, garantindo seus direitos.

O retrocesso brasileiro é preocupante: ocupávamos a 43ª posição no ranking no ano passado. Em 2016, estamos no 107º lugar, ou seja, caímos 64 posições. E mais: entre todas as nações analisadas, o Brasil foi a que apresentou a maior queda.

Para os pesquisadores, que se basearam em dados dos relatórios do Comitê das Nações Unidas pelo Direito das Crianças, de 2004 e 2015, esse retrocesso está relacionado, dentre outros aspectos, aos cortes orçamentários para políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes, à falta de dados sobre crianças em situação de vulnerabilidade social e ao preconceito de gênero e raça.

Compartilhar: