Compartilhar:

Participação dos pais nas brincadeiras deve ser valorizada

14/10/15 08h19
Repórter Maranhão

Apesar de o Dia das Crianças ser uma data com grande importância para o comércio - quando pais, tios, padrinhos e avós vão à procura do presente ideal para seus pequenos - outro tipo de presente deveria ser privilegiado, sugerem especialistas. Segundo eles, mais importante do que dar brinquedos, é a participação dos adultos no brincar da criança. 

Para a psicopedagoga Lucy Malba, ultimamente tem-se valorizado demais a mídia e os jogos eletrônicos, o que pode trazer um risco grande. "No início da infância o que tem que ser valorizado é a convivência. O ato de brincar livre é mais importante", defende. É nas brincadeiras de interação que a criança se desenvolve, recebe estímulos e estreita os laços com os pais, por isso os adultos nunca devem deixar de lado essa convivência.

Uma das grandes armadilhas contra o livre brincar é a falta de segurança pública. Por causa da violência, os espaços livres para as crianças baterem bola, ou brincarem de amarelinha estão sendo cada vez mais reduzidos. E, aos poucos, o livre brincar passa a ser substituído pelos jogos eletrônicos e por um perigoso sedentarismo.

Assista à matéria do Repórter Maranhão:

Compartilhar: