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Como promover uma infância feliz para crianças de três a quatro anos?

29/07/15 09h48

A criança nesta idade quer realizar novas proezas. Ela já consegue correr com segurança em diferentes direções, saltar e até subir em alguns lugares; salta com segurança e/ou pula num pé só alternadamente. Com auxílio, ela pode vestir e tirar a sua roupa, além de abotoar. Já come utilizando o garfo, lava as mãos e vai ao banheiro sozinha.

A cor, a forma e o tamanho dos objetos lhe chamam muito a atenção. Começa a diferenciar e, com frequência, mesmo errando, se refere às cores pelo nome. Pode reconhecer os objetos pelo som e gosta de imitá-los. Nos seus diálogos inclui feitos inventados por ela. Repete algumas rimas e canções simples. Mostra curiosidade por tudo que a rodeia e, muitas vezes, pergunta o porquê das coisas. Quer conhecer tudo, saber o nome e para que serve. Nas brincadeiras, age como se fosse médico, motorista, papai ou mamãe utilizando objetos que na imaginação, são “ferramentas” de trabalho das pessoas que ela imita.

Nesse momento, a criança já tem condições de compreender o que são atitudes corretas ou inadequadas para cada situação. Ainda assim, em algumas ocasiões, pode culpar outras pessoas por coisas que ela mesma fez. Começa a compartilhar seus brinquedos com outras crianças, mostrando-se às vezes cooperativa, às vezes egoísta.

O que você pode fazer para que seu filho cresça e se desenvolva saudável e feliz?

- Ensine seu filho a se relacionar bem e a brincar. Nesta idade, como qualquer pessoa, ele gosta que lhe demonstrem carinho. Carinho também é compreensão e paciência. Ajude para que se sinta alegre e feliz.

- Faça-o entender com palavras, sem gritos, o que pode e o que não pode fazer, explicando o por quê. Não permita num dia o que você proibiu no dia anterior. É importante manter as combinações que foram feitas com a  criança. Mesmo sendo pequeno, acostume-se a falar e a corrigir seu filho, pois pouco a pouco ele vai entendendo.

- Elogie quando seu filho fizer algo de bom, por mais simples que seja e ajude somente quando ele precisar.

- Não fique impaciente quando ele erra, pois está aprendendo.

- Ensine-o com carinho a respeitar o que não é seu. Ele deve aprender que algumas coisas lhe pertencem, outras não.

- A criança nessa idade, quando se cansa, tem sono ou fome, às vezes, manifesta seu mal-estar com choro ou gritos, batendo os pés e atirando-se no chão. Não perca a calma. Pacientemente, sem gritos, mas com firmeza, faça com que entenda a situação. Caso não obedeça, não insista, nem ceda. Espere que se acalme e volte a conversar. Não permita que isso se torne uma forma de obter o que deseja.

- Dê tarefas ao seu filho para que sinta sua importância na organização da casa. Peça que organize seus brinquedos ou que dobre suas roupas. Isso ajuda a desenvolver sentimentos positivos de ajuda à mãe e ao resto da família. Elogie quando fizer bem feito.

- Continue ensinando normas de bom comportamento que lhe ajudem a melhor relacionar-se com seus amigos e com os adultos que o cercam. Lembre a ele de se despedir, dizer “obrigado” e “por favor” quando receber ou pedir alguma coisa.

- A criança imita tudo o que os adultos fazem e falam. Por isso, os membros da família devem cuidar o tom de voz, palavras e gestos inconvenientes, além de evitar discussões perto da criança.

- Estimule seu filho a se vestir, tirar e abotoar a roupa.

- Brincar é a atividade que mais atrai a criança e é muito importante para o seu desenvolvimento. Se você dispõe de alguns momentos do dia para brincar com ela, isso a fará muito feliz.

- A criança precisa brincar. Na própria casa, existem objetos que ela pode utilizar como brinquedo, como por exemplo: um pano e uma boneca para dar banho, uma colher serve para dar “papá”. Na brincadeira, tudo é possível. Por isso, procure diferentes objetos como pedaço de tecido, potes plásticos vazios e proponha que os utilize durante a brincadeira. Isso ajuda no desenvolvimento de sua imaginação e de seu pensamento.

- Brinquem juntos de trem ou de esconder.

- Faça um barco de papel para que coloque a navegar.

- Ensine cantos infantis.

- Você já sabe o quanto a criança gosta de imitar os adultos: calça os sapatos e usa colares da mãe, veste o chapéu do pai, finge que dirige motocicletas. Brincando, faz de conta o que ainda não pode fazer de verdade.

- Lembre-se que seu filho gosta de brincar com outras crianças, mesmo que não sejam da mesma idade nem do mesmo sexo. Mostre como pode compartilhar seus brinquedos.

- Arrume um espaço na casa que esteja limpo e livre de perigos, no qual seu filho possa brincar. Determine um lugar para guardar seus brinquedos e tudo que ele usa nas brincadeiras. Peça que os recolha e guarde cada vez que terminar de brincar. Assim, se acostumará a ser organizado.

- Você deve lembrar que os brinquedos servem para brincar e não para enfeitar a casa. Não o impeça de usar, mas acostume seu filho a cuidar para que não os estrague e possa voltar a brincar com eles.

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