Compartilhar:

Como ser um bom contador de histórias?

20/09/13 12h28

Para ser uma contadora de histórias será que é preciso ter técnicas?

A resposta é sim e não!

Sim - as técnicas ajudam bastante a envolver o ouvinte e manter sua atenção, mas as histórias contadas de improviso sempre rendem as maiores surpresas.

Gisele, autora do blog Kids Indoors, ilustradora, mãe do Cássio e da Cecília, adora, ama contar histórias. Ela faz o papel de mediadora entre os filhos e os personagens, despertando as emoções e dando vida aos contos através de alguns artifícios como brinquedos de sucata e instrumentos musicais. Já fez várias participações no Mamatraca e neste vídeo conta como faz para envolver as crianças e transportá-las para o universo dos livros.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Além de ter sensibilidade e empolgação, um bom contador precisa ser essa ponte entre o mundo da fantasia e o imaginário dos pequenos. Para isso, pode:

*estimular a criança a repetir uma frase, fazer um gesto ou um barulho que represente determinado momento dos acontecimentos;

*perguntar sobre o que ela acha que irá acontecer depois na história;

*fazer contato visual durante uma certa passagem;

*convidar para ser o ajudante, representando um personagem específico.

São dicas simples e bem eficazes para conquistar o público, seja contando histórias em casa ou para uma platéia maior e mais diversificada.

Compartilhar: