Compartilhar:

Sete de abril é dia de Feira de Troca de Livros Infantis

25/03/13 10h57
Adriana Franzin/EBC
Feira de Troca de Livros em Brasília

O hábito da leitura e um novo modelo de consumo andam juntos na Feira de Troca de Livros. Com base na experiência da Feira de Troca de Brinquedos, no ano passado, a ideia é que as crianças troquem, em vez de comprar, e descubram os benefícios de ler bons livros. O evento está marcado para 7 de abril, mas faz parte das comemorações do dia 2, Dia Internacional do Livro Infantil.

"A ideia das feiras de troca, seja de brinquedo ou de livros, é repensar nossa forma de consumo e de vida. Nas trocas, colocamos nossos filhos em contato com outras crianças e mostramos a eles que existem outras formas de adquisição. Além disso, a ação reforça outros valores, já que isso é feito em um ambiente aberto, público, junto com seus pais, sua família", destaca Raquel Fuzaro, coordenadora do evento em Brasília e ativista do movimento Infância Livre de Consumismo.

Ouça também: Organizadora da Feira de Troca de Livros Infantis em Brasília fala sobre o evento

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Em Brasília, a feira vai de 9h às 12h no Centro Cultural do Banco do Brasil. Os pais devem levar os livros para trocar ou doar e um lanche saudável para o piquenique coletivo - água, suco, frutas e sanduíches. Além do troca-troca, o evento conta com várias atividades: varal de ideias e oficina "Como se faz um livro" com o autor Alexandre Lobão; oficina de leitura para pais com o Cuca de Gente Miúda; contação de história com Juliana Maria; apresentação da autora Clara Rosa Gomes e da palhaça Maizena; apresentação folclórica com o grupo Matrakaberta; roda de histórias, poesias, cordel; atividades de circo entre outras. 

O movimento, no entanto, não deve se restringir à capital do país. A intenção é que esse projeto se espalhe pela iniciativa própria de pessoas que compartilhem a ideia, como afirma Raquel Fuzaro: "Converse com outros pais nas escolas, chame os amigos e aproveite o evento para fazer pequenas rodas de leitura. Se houver escritores locais, chame-os para participar e contar um pouco da sua história. Finalize com um piquenique. Assim as crianças podem trocar seus livros e interagir com os antigos donos".

Na página do evento no facebook, há um pequeno manual para a organização da feira:

 Como funciona uma Feira de Troca de Livro Infantil:

1 - Basta levar livros infantis em bom estado para serem trocados (até porque as crianças é que farão a troca e, se elas não gostarem, não vão querer trocar);

2 - Coloque o nome da criança a lápis ou etiquete de forma que possa ser retirado depois pelo novo dono; 

3 - Ao chegar, deixe-o exposto junto aos demais ou em sua própria "feirinha de livros...";

4 - Passeie pela feira até encontrar algo que interesse. Ao encontrar, procure saber quem é o dono e faça a troca;

5- Podemos trocar livro por gibi, por cordel, por poesia;

6- Podemos trocar quantas vezes quisermos;

7 - Podemos trocar 1 livro por 2 livros, 2 livros por 1 gibi...quem fará essa negociação é a própria criança;

8 - Cabe aos pais acompanhar as trocas e aproveitar de perto este momento mágico de seu filho interagindo com outras crianças e descobrindo novas histórias;

9 - No mais, BOA TROCA E BOA LEITURA!!!

Doações

A Rádio Nacional em Brasília está recebendo doações de livros infantis. A arrecadação irá contribuir para o acervo da Escola Municipal Arminda Mattos, em Valparaíso (GO). A coordenadora da escola, Elaine Cândida de Castro, pediu ajuda à EBC durante uma entrevista concedida ao programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional AM. Ela explicou que só há cerca de 30 exemplares de livros infantis e a mesma quantidade de gibis velhos disponíveis para as crianças. As doações poderão ser entregues até o dia 1º de abril na >Superintendência de Rádio, no Ed. Venâncio 2000, subsolo, Brasília (DF). Informações com Ana Cristina ou Mariane pelos telefones (61)3799-5219/5196, entre 10h e 18h. Mais informações aqui.

Compartilhar: