Compartilhar:

Companhia pioneira estimula bebês por meio do teatro

26/08/13 12h31
Adriana Franzin/EBC
(Adriana Franzin/EBC)

Aquela crença de que os bebês são páginas em branco que precisam ser preenchidas pelos ensinamentos dos adultos é mais do que ultrapassada na opinião dos artistas Clarice Cardell e Carlos Laredo, da companhia de teatro La Casa Incierta. Eles partem, aliás, do princípio contrário: que os bebês nascem com a poesia à flor da pele, uma capacidade que nós perdemos com o tempo. A ideia norteia as produções dos espetáculos feitos especialmente para esse público tão seleto. 

Veja também:

Artistas dão dicas para estimular bebês com o teatro

Espanhóis criam peça de teatro para primeira infância

Diretor teatral explica a importância da arte para o desenvolvimento dos bebês

E surpreende-se quem pensa que os bebês não entendem o que se passa. Basta reparar nos olhinhos atentos à cena para perceber que eles captam as sensações até antes dos adultos. Assista aqui a um resumo da peça Anda, que mostra a linguagem usada pelos artistas e a recepção do público.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Segundo Clarice Cardell, a cultura para esse público é muito insipiente no Brasil. "A gente percebe a demanda gigante que têm os pais, os educadores, professores e crianças de um trabalho de arte, e não de entretenimento e não de pedagogia, para a primeira infância", afirma. 

(Adriana Franzin/EBC)

A companhia existe há quase 14 anos. São, ao todo, doze peças diferentes, criadas para atender essas necessidades específicas do público mirim. O grupo se concentra em duas sedes: uma em Madri (na Espanha) e outra em Brasília. As peças são apresentadas em teatros e escolas. "Em cada creche a gente monta um pequeno teatro,  mas com equipamento de luz, som, arquibancada, com toda a dignidade que um bebê merece para ir ao teatro", defende a atriz. 

Além das apresentações, os artistas também oferecem oficinas com pais, educadores e bebês, com adolescentes e sobre gestação cultural. Também organiza encontros e conferências sobre a arte e a infância.

Aqui, Clarice Cardell conta um pouco da história e fala sobre o trabalho da companhia:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A agenda da companhia é bem extensa, com programações para o Brasil e Europa. Mais informações no site do grupo.

Compartilhar: