Compartilhar:

Quem regula o que você vê na TV?

07/03/14 12h21

Você se prepara para ver aquele filme, liga a TV, pega a pipoca e vem a sua mãe, desliga a TV e diz: “esse programa você não pode ver. Não é para a sua idade!”

Quem nunca passou por isso? Na hora, pode até bater uma raiva, mas é bom entender porque sua mãe (ou seu pai, sua tia, seu avô) proíbe você de ver determinado programa.

Existem conteúdos que passam na TV que não são apropriados para pessoas de qualquer idade. No Brasil, há um sistema que se chama Classificação Indicativa.  Através dele, várias pessoas analisam um programa (pode ser cinema, TV ou até jogo do computador), observando certos critérios como violência e sexo, e dizem a que idade se adequam. É importante salientar que a classificação indicativa não proíbe ou corta determinado programa, somente diz a que público ele se adequa e em que horário deve ser exibido. Confira, abaixo, como é dividida a classificação.

Dessa forma, um programa livre ou até 10 anos pode ser passado em qualquer horário, enquanto programas proibidos para menores de 18 anos só podem ser exibidos depois das 11h da noite. Se você quiser pesquisar qualquer programa, acesse o portal da Classificação Indicativa.

 

Compartilhar: