Compartilhar:

Saiba mais sobre os saltos ornamentais, um dos esportes dos Jogos Olímpicos

01/07/16 20h21
Redação

Chegar a beira de um trampolim de 3 metros de altura ou de uma plataforma a 10 metros de altura e saltar, fazendo acrobacias no ar, até mergulhar na piscina e, com muita técnica, esparramar o menor volume de água possível. É essa a rotina dos atletas dos Saltos Ornamentais, esporte olímpico desde os Jogos de Saint Louis, em 1904.

24 medalhas são disputadas em provas individuais e sincronizadas, feita em duplas e quando os saltadores têm que fazer rigorosamente os mesmos movimentos até cair na água. Nas competições masculinos, cada atleta faz seis saltos. Na feminina, são cinco.

Por mais que a China venha crescendo ano a ano neste esporte, os Estados Unidos ainda são os maiores vencedores dos Saltos Ornamentais, com 49 medalhas de ouro. Nos Jogos Rio 2016, as provas serão disputadas do dia 7 a 20 de agosto no Centro Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos   administra o esporte no país. A entidade máxima do esporte é a Federação Internacional de Natação.

 

Compartilhar: