Compartilhar:

Saiba mais sobre hóquei sobre grama, um dos esportes dos Jogos Olímpicos

01/07/16 20h12
Redação

O hóquei sobre grama está longe de ser popular no Brasil. Mas durante dos Jogos Olímpicos Rio 2016, tem tudo para atrair o torcedor brasileiro por ter algumas semelhanças com futebol. O objetivo é conduzir a bolinha, com cerca de sete centrímetros de diâmetro, com um taco por um campo de grama sintética, trocando passes com os companheiros até chegar próximo de concluir a gol.

A modalidade participa das Olimpíadas desde 1908, em Londres, ficando de fora apenas de Estocolmo 1912 e de Paris 1924. A disputa por medalha no masculino só passou a valer em 1928, em Amsterdã, na Holanda. Os vencedores, na ocasião, foram os indianos.

Já para as mulheres, a disputa por medalha demorou bem mais tempo. A primeira competição feminina em Jogos Olímpicos foi em 1980, em Moscou. Quem estreou o topo do pódio foi a seleção de Zimbábue.

O hóquei sobre grama é disputado entre duas equipes, com 11 jogadores de cada lado. No banco são cinco reservas e não há limite de substituições. Os jogadores de linha só podem conduzir a bola com o taco e apenas o goleiro pode tocar a bola com o corpo.

Entre os equipamentos utilizados pelos atletas estão chuteiras, caneleiras, protetor de dentes e taco, para os jogadores de linha. A curvatura e o comprimento do taco variam de acordo com a preferência do jogador. O goleiro usa uma armadura especial, composta de capacete, protetor facial, luva, e caneleiras reforçadas.

No cenário mundial, a Índia domina o quadro de medalhas nas Olimpíadas entre os homens: são oito medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze conquistadas entre 1928 a 1980.

No feminino, Austrália e Holanda possuem três medalhas de ouro, cada uma. As holandesas somam ainda três medalhas de bronze.

O Brasil nunca participou do hóquei sobre grama na Olimpíada. A primeira vez será nos Jogos do Rio. Os brasileiros ocupam atualmente a 34ª posição no ranking internacional no masculino. Já na categoria feminina, o Brasil ocupa a 50ª posição e não se classificou para as Olimpíadas.

Nos Jogos do Rio, as disputas serão na Arena Olímpica de Hóquei, em Deodoro, entre os dias 6 e 19 de agosto. A Índia é o maior vencedor entre os homens, com oito medalhas de ouro. Já entre as mulheres, as australianas possuem três títulos olímpicos.

O esporte é controlado internacionalmente pela Federação Internacional de Hóquei sobre Grama (FIH), e, no país, pela Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama (CBHG).

Compartilhar: