Compartilhar:

Paralimpíadas: conheça as regras do halterofilismo

15/08/16 22h10
Portal EBC

O halterofilismo estreou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 1964 e passou a contar com a participação das mulheres em Sydney 2000. Nos Jogos do Rio 2016, estão em disputa dez categorias de peso masculinas e dez femininas.

É a única modalidade em que os atletas são categorizados por peso corporal, como no halterofilismo convencional. São eligíveis para competir atletas amputados, les autres com limitações mínimas, atletas das classes de paralisia cerebral e atletas das classes de lesões na medula espinhal. Os competidores precisam ter a habilidade de estender completamente os braços com não mais de 20 graus de perda em ambos cotovelos para realizar um movimento válido de acordo com as regras.

Os maiores medalhistas na categoria masculina são o egípcio Gomma G. Ahmed, o sul coreano Keum Jong Jung e o chinês Jian Wang. Já no feminino a China lidera o ranking com Taoying Fu, seguida pela egípcia Fatma Omar e a mexicana Amalia Pérez.

O Comitê Paralímpico Brasileiro é o responsável por regular o esporte no país. O responsável pelas regras mundiais do esporte é o Comitê Paralímpico Internacional.

Compartilhar: