Compartilhar:

Chile vence Austrália por 3 a 1 com direito a gol de Valdívia

13/06/14 17h58
Edgard Matsuki

Fechando o segundo dia de jogos na Copa do Mundo de 2014, o Chile derrotou a Austrália por 3 a 1 na Arena Pantanal (em Cuiabá). Os gols da vitória do time sul-americano foram marcados por Alexis Sánchez, Valdívia e Bonsejour. O gol do time da Oceania foi marcado por Tim Cahill.

 

O jogo: No primeiro tempo da partida, o Chile mostrou força. Com toques rápidos, o time envolveu a defesa australiana. Vargas, Alexis Sánchez e Valdívia davam o tom do ataque chileno. E o time dava a impressão de que golearia o adversário. Tanto que abriu o placar rapidamente. 

Aos 11 minutos do primeiro tempo, o Chile chegou pela direita ao ataque. Alexis Sánchez tentou driblar o zagueiro e se enrolou. No rebote, Aránguiz driblou o goleiro Mat Ryan e cruzou. Vargas complementou de cabeça e a bola sobrou para novamente para Alexis Sanchez. O centroavante dominou a bola e jogou para o fundo nas redes.

Alexis Sánchez marca o primeiro gol do Chile na partida contra a Austrália (Michael Sohn/AP)

Aos 13 minutos, o Chile ampliou. De novo em uma jogada pela direita, Vargas dominou a bola, driblou dois zagueiros e tocou para Vadívia. O “El Mago” (que joga no Palmeiras) recebeu na entrada da área e chutou firme no meio do gol. Este foi o primeiro tenta de um jogador que joga na Série A do Campeonato Brasileiro.

Depois que marcou o segundo gol, o Chile parece ter se acomodado e começou a dar espaço para a Austrália. Mesmo jogando feio e com muitos cruzamentos na área, os australianos começaram a ganhar espaço na partida. 

E em uma típica jogada do seu futebol, a Austrália conseguiu diminuir o placar aos 35 minutos do primeiro tempo. Franjic cruzou a bola pela direita e Tim Cahill acertou uma cabeçada certeira para o gol.

O gol atordoou o time chileno. A Austrália começou a dominar as ações do jogo no final do primeiro tempo e no começo do segundo. Cahill ganhava todas as bolas de cabeça da defesa chilena.

Entre os diversos sustos, a Austrália teve um pênalti não marcado aos 5 minutos do segundo tempo e um gol anulado corretamente aos 7 minutos do segundo tempo. Ambas jogadas tiveram participação de Tim Cahill. O Chile tentava, sem sucesso, contra-ataques.

Quando o jogo estava se encaminhando ao seu final, o Chile finalmente achou o terceiro gol da partida. Em contra-ataque, Pinilla chutou e Mat Ryan defendeu. No rebote, Bonsejour chutou de fora da área e ampliou o placar. No final, Chile 3 x 1 Austrália.

Situação da tabela: com o resultado, o Chile chegou a três pontos e divide a liderança do Grupo B com a Holanda (que goleou a Espanha por 5 a 1). Na próxima rodada, o Chile joga uma partida importantíssima contra os espanhóis na quarta-feira (18), às 16h, no Maracanã. A Austrália joga no mesmo dia, às 13h, contra a Holanda, em Porto Alegre. 

Chile 3 x 1 Austrália

Estádio: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)

Árbitro: Noumandiez Doue (Costa do Marfim)

Auxiliares: Songuifolo Yeo e por Jean Claude Birumushahu (Burundi)

Gols: Alexis Sánches (aos 11 minutos do 1º tempo), Valdívia (aos 13 minutos do 1º tempo), Tim Cahill (aos 35 minutos do 1º tempo) e Bonsejour (aos 47º do 2º tempo)

Cartões amarelos: Aránguiz (Chile). Miligan, Jedinák e Tim Cahill (Austrália).  

Chile: Claudio Bravo, Isla, Gary Medel, Gonzalo Jara e Mena; Marcelo Díaz, Aránguiz, Vidal (Felipe Gutiérrez) e Valdivia (Beausejour); Alexis Sánchez e Vargas (Pinilla). Técnico: Jorge Sampaoli.

Austrália: Mat Ryan, Franjic (McGowan), Wilkinson, Spiranovic e Davidson; Milligan, Jedinák (Oar (Halloran)), Bresciano (Troisi) e Leckie; Tim Cahill. Técnico: Ange Postecoglou.

Compartilhar: