Compartilhar:

Conheça as regras do boxe, taekwondo, luta olímpica e judô, presentes na Rio 2016

29/06/16 12h15

Ippon, nocaute etc. Quando as disputas das lutas começam, muitas pessoas ficam se perguntando quais são as regras dos esportes e o que significa cada termo. Se você faz parte das pessoas que fica meio perdida quando aquela disputa de medalha está acontecendo, a TV Brasil explica como funcionam as regras. Assista ao vídeo e leia abaixo:

Boxe

O objetivo principal do boxe é desferir golpes da cintura para cima e da linha do tórax para frente. O nocaute (critério de vitória e encerramento de combate válido em vários esportes de combate de contato completo) é uma consequência do esporte. No esporte, quando não acontece o nocaute a  pontuação obtida ao longo da disputa e que decide o vencedor.

O esporte é modalidade olímpica desde os jogos de Saint Louis, em 1904. Somente nas Olimpíadas de Londres, em 2012, foi que as mulheres passaram a competir. Neste ano, 13 categorias estarão em disputa divididas entre 10 masculinas e 3 femininas. Ao todo, 286 boxeadores competirão nos jogos do Rio.

Taekwondo

De origem coreana, taekwondo significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta”. O primeiro Campeonato Brasileiro do esporte aconteceu em 1973. O esporte participou das Olimpíadas de Seul (1988) e de Barcelona (1992) como esporte de exibição. Foi incluído no programa olímpico somente nas em Sydney no ano 2000.

Uma luta entre faixas pretas se dá em 3 rounds de 3 minutos cada. Já entre faixas coloridas, os rounds variam dentre 2 e 3, de 3 minutos cada. Nas Olimpíadas de 2008, a lutadora Natália Falavigna conquistou a medalha de bronze e se tornou a única atleta do taekwondo brasileiro até hoje a subir no pódio olímpico.

Luta Olímpica

A luta Olímpica não permite socos e nem chutes. O objetivo é projetar o adversário ao solo e o esporte é um dos mais antigos da história. Ele começou a ser praticado na Grécia e na Era Antiga estreou nos jogos olímpicos em 704 a.C. Nos jogos de Atenas em 1896, a luta apareceu no programa olímpico, na categoria super pesado.

Judô

Fundado por Jigoro Kano em 1882. O esporte tem por objetivos fortalecer o físico, a mente e o espírito, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. O respeito começa antes de entrar no tatame e a reverência feita pelos atletas é a maneira utilizada para demonstrá-lo. O objetivo é conseguir ganhar a luta valendo-se dos seguintes pontos:

Yuko: Vale um terço de um ponto. Um yuko se realiza quando o oponente cai de lado. Também ganha Yuko se conseguir imobilizar o oponente por 10 a 14 segundos;

Wazari: Vale meio ponto. Dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo wazari. Um wazari é um ippon que não foi realizado com perfeição. Ganha wazari se conseguir imobilizar o oponente por 15 a 19 segundos;

Ippon: Ponto completo. O nocaute do judô, finaliza o combate no momento deste golpe. Um ippon realiza-se quando o oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito, quando é finalizado por um estrangulamento ou chave de articulação, ou quando é imobilizado por 25 segundos.

Nas olimpíadas as lutas do Judô duram 5 minutos no masculino e 4 no feminino. O Judô é a luta  que mais rendeu medalhas olímpicas para o Brasil. Ao todo, foram 19 medalhas.

*colaborou Ellen Braga

Compartilhar: