Compartilhar:

Com André Brasil e Phelipe Rodrigues, Brasil faz dobradinha nos 50m livre da classe S10

13/07/15 15h57
Da Redação*

O Brasil tem os dois nadadores mais rápidos do mundo nos 50m livre da classe S10. Na final da prova paralímpica, disputada em Glasgow nesta segunda-feira (13), Andre Brasil e Phelipe Rodrigues ficaram com a medalha de ouro e de prata, respectivamente. O vencedor cravou o tempo de 23s20 e o segundo colocado apareceu logo atrás, com 23s81. O terceiro colocado, o canadense Nathan Stein, fez o tempo de 23s84. 

A dobradinha brasileira começou a se desenhar ainda nas eliminatórias, quando Phelipe Rodrigues e Andre Brasil avançaram para a decisão com o primeiro (23s89) e o terceiro (24s36) melhores tempos da fase classificatória. Na disputa pela medalha, Andre baixou seu tempo e garantiu a segunda medalha de ouro do país no Mundial Paralímpico de Natação.

Para o campeão, vencer uma prova que exige tanto da força foi um alívio, depois de uma temporada difícil. Andre se lesionou em 2014 e chegou a ficar dois meses sem treinar.

“A gente sempre quer mais. O último ano foi difícil para mim, com a contusão, o tempo fora da piscina. Me emociono por ter conseguido voltar a vencer. Hoje fiquei feliz só de sair do box sem sentir dor alguma. Essa medalha foi importante para mim”, contou Andre.

Medalhista de prata, Phelipe comemorou o pódio ao lado de outro brasileiro, mas contou que esperava a medalha de ouro. “Estou bem feliz por ele, pela dobradinha. São duas medalhas para o Brasil. Competimos juntos desde 2008 e estava me sentindo bem melhor hoje, mas não foi a hora. Não foi o meu melhor e ainda tenho o Parapan de Toronto para acertar tudo em definitivo antes dos Jogos do Rio”, analisou Phelipe.

Andre Brasil ainda tentará medalhas em mais três provas na classe S10: os 100m livre, os 100m costas e os 100m borboleta. Phelipe Rodrigues, que compete na mesma classe, cairá na água nos 100m livre.

O Mundial Paralímpico de Natação conta com a participação de 571 atletas de 67 países. A delegação brasileira é formada por 23 nadadores. Na última edição da competição, em Montreal, em 2013, o Brasil ficou em sexto no quadro geral de medalhas, com 26 no total, sendo 11 de ouro, nove de prata e seis de bronze.

 

*com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)

Compartilhar: