Compartilhar:

Final da Copa do Brasil: acompanhe ao vivo Atlético-MG x Cruzeiro

12/11/14 17h17

Confira como foi Atlético-MG 2 x 0 Cruzeiro

Os clássicos entre Atlético e Cruzeiro que valem a taça da Copa do Brasil já entraram para a história. Pela primeira vez, em quase cem anos de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, os maiores clubes de Minas Gerais jogam por uma conquista nacional. A final inédita, já elevada ao posto de maior clássico de todos os tempos antes mesmo que a bola role, coloca frente a frente aquele que é considerado o melhor time do país desde o ano passado contra a equipe que faz o que parece ser impossível e atravessa um momento iluminado. O primeiro jogo da decisão acontece na Independência – casa do Atlético –, nesta quarta (12), a partir das 22h (horário de Brasília).

A Rádio Inconfidência, que faz parte rede pública de rádios, transmite o jogo a partir das 21h. Em parceria com a emissora mineira, o Portal EBC disponibiliza o player da rádio. Clique abaixo:

O Atlético nunca venceu a Copa do Brasil e faz sua primeira final do torneio. O Cruzeiro tenta o pentacampeonato – foi campeão nas edições de 1993, 1996, 2000 e 2003 – e encara sua sexta final. O clube celeste quer repetir o que fez há 11 anos, quando levou o campeonato estadual, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro: a Raposa também lidera a competição de pontos corridos, com cinco pontos de frente para o vice-líder São Paulo a quatro rodadas do fim. O Atlético aparece em quarto lugar, a dez pontos do rival.

Os bastidores do clássico já deixaram o clima para a partida tenso. Os dirigentes dos clubes protagonizaram uma queda de braço ferrenha por conta da cota de ingressos para a torcida visitante. O Atlético requisitou o mínimo de 10% para sua torcida no jogo de volta, contrariando a expectativa do Cruzeiro, que afirma que havia um pacto por torcida única nos dois jogos. Diante disso, a Raposa também solicitou carga de ingressos para seus torcedores no Independência.

Só que, após vistoria da Polícia Militar do estado nas dependências do estádio do Atlético, o número de ingressos para a torcida cruzeirense teve que ser reduzida para cerca de 8%, por questões de segurança. A diretoria do Cruzeiro, em nota oficial, abriu mão da carga destinada à sua torcida alegando descumprimento da regra de 10% da capacidade do estádio e por não ter tempo hábil para comercializá-los. Diante da desistência cruzeirense, o Galo liberou os ingressos que seriam destinados à torcida visitante para os atleticanos. Após a polêmica, ficou decidido que apenas os apoiadores alvinegros terão acesso ao estádio nesta quarta-feira. 

O Atlético optou por levar o jogo para o Independência por conta de seu retrospecto na arena do Horto: o Cruzeiro nunca ganhou do rival no estádio. Em sete clássicos, foram sete vitórias alvinegras e três empates. O aproveitamento do Galo no Independência é de 79,2%: em 82 jogos, foram 51 vitórias, 21 empates e somente três derrotas. O “caldeirão” do Atlético ganhou até bordão na campanha que rendeu o título da Libertadores: “caiu no Horto, tá morto”. “São as duas melhores equipes do Brasil, a gente tem que respeitar muito o time do Cruzeiro, mas todos sabem a nossa força no Horto. É concentração total e vamos para dentro deles”, afirmou o atacante Diego Tardelli ao site oficial do Atlético.

Para chegar ao título, o Cruzeiro precisa encerrar o jejum de vitórias para cima de seu principal adversário. Nas cinco vezes que as equipes se enfrentaram neste ano, o Atlético venceu duas e os times empataram três. No campeonato mineiro, o Cruzeiro foi campeão graças à vantagem de jogar pelo empate – os rivais empataram sem gols nos dois jogos finais e o Cruzeiro ficou com o título por ter tido melhor campanha na primeira fase.

“Independente do estádio, a gente precisa jogar de uma forma positiva e eficiente e é isso que a gente vem tentando fazer ao longo dessa temporada. Agora, mais do que nunca, temos que sair com um resultado positivo. A gente tem que sobressair sobre todas as dificuldades para ser campeão”,  disse o goleiro e capitão celeste Fábio, em entrevista ao site do Cruzeiro.

Depois do técnico Levir Culpi ter poupado quase todos os titulares no fim de semana, na vitória em cima do Palmeiras, o Atlético não terá problemas por lesão ou suspensão para a partida. A única dúvida do treinador é sobre qual volante começará jogando – Josué ou Leandro Donizete disputam a posição.

O Cruzeiro terá os desfalques do zagueiro Dedé e do meia-atacante Alisson, que se machucaram e não se recuperaram a tempo. Bruno Rodrigo ou Manoel são as opções de Marcelo Oliveira para a defesa. Mayke deve voltar a ocupar a lateral-direita, com Ceará voltando para o banco. O herói da classificação cruzeirense, o atacante Willian, que jogou com a costela fraturada, não preocupa e está confirmado no time titular.

Quem apita o jogo é Marcelo de Lima Henrique. Ele será auxiliado por Emerson de Augusto Carvalho e Rodrigo Henrique Correa. O regulamento da Copa do Brasil prevê que a regra do gol qualificado - isto é, do saldo de gols no campo adversário - está mantida para a final, já que os rivais não jogarão no mesmo estádio.

Atlético-MG x Cruzeiro
Jogo de ida da final da Copa do Brasil
Data: 12 de novembro de 2014
Horário: 22h
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Transmissão: Rádio Independência para rede pública de rádios
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Emerson de Augusto Carvalho (SP) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Josué (Leandro Donizete), Dátolo, Luan e Maicosuel; Diego Tardelli e Carlos
Técnico: Levir Culpi

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo (Manoel) e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira

Compartilhar: