Compartilhar:

Saiba mais sobre a história da educação no Brasil, desde a colonização até o Manifesto dos Pioneiros

20/04/15 15h20
Repórter Brasil

A série Brasil 2025 - uma década na escola, do Repórter Brasil, vai traçar um amplo panorama da educação e projetar os desafios da próxima década. No primeiro episódio, conheça um pouco sobre a história da educação no Brasil e a formação da base do sistema de ensino atual do país, desde a colonização até o governo Getúlio Vargas.

As primeiras salas de aula no Brasil foram criadas logo após a chegada dos jesuítas, no século 16. Os padres eram os professores e os índios os alunos. Apenas os meninos podiam estudar e o ibjetivo principal era ensinar os fundamentos da religião católica. "Começa a inflitração da cultura dio colonizador", aponta a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Ivenieki.

Só em 1774 é que surgiram as primeiras escolas públicas do país. A vinda da família real para o Brasil ajudou a impulsionar o ensino. Com a proclamação da República, o governo federal ficou responsável apenas pelo ensino na então capital Rio de Janeiro. Cada estado desenvolvia seu projeto educacional de forma autônoma, mas o acesso a escola era um privilégio restrito aos mais ricos.

Com a chegada de Getúlio Vargas a bandeira da escola pública, gratuita e para todos ganhoui força. O Ministério da Educação foi criado em 1930 e em 1932 foi lançado o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", que combatia o modelo de escola voltado apenas aos ricos. Ao todo, 26 educadores assinaram o documento, entre eles Anísio Teixeira, responsável pela criação do Insituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Assista a íntegra da primeira reportagem:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Repórter Brasil - Série Brasil 2025

 

 

Compartilhar: