Compartilhar:

Falta de ensino superior dificulta a empregabilidade de jovens

19/12/14 13h39
Laura Gelbert

Um novo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que jovens com ensino superior têm chance muito maior de encontrar um bom emprego, em comparação àqueles que têm apenas educação primária ou secundária. O documento é baseado em resultados de pesquisas sobre transição da escola para o trabalho em 28 países entre 2012 e 2013.

Ouça o áudio da matéria no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Mão de Obra
O estudo destaca que ter nível de educação mais alto "serve como garantia bastante confiável" para obter um emprego formal. Segundo Theo Sparreboom, autor da publicação,"aumentar o nível da educação da força de trabalho emergente em países em desenvolvimento não vai por si só garantir a absorção de trabalhadores mais qualificados em empregos não-vulneráveis".

No entanto, ele afirmou que continuar a enviar jovens com baixo nível de educação formal e não qualificados para o mercado de trabalho é ruim tanto para os indivíduos quanto para as economias.

Confira mais no Portal EBC:

Educação superior é garantia de emprego formal, indica estudo da OIT

Paim: 40% dos estudantes de ensino superior usam ProUni ou Fies

Projeto
O estudo também menciona a dificuldade dos países mais desenvolvidos em absorver mão de obra jovem mais qualificada. Por outro lado, em nações de baixa renda, a maior preocupação continua sendo a "subeducação" de jovens trabalhadores que "não têm opção senão trabalhos vulneráveis na economia informal".

O documento é parte do projeto Work4Youth ou Trabalho para Juventude, em tradução livre. A iniciativa é uma parceria do Programa de Emprego para Jovens da OIT e da Fundação MasterCard.

Compartilhar: