Compartilhar:

Enem 2014: segundo dia tem questões com Bob Dylan, "selfie" de robô e geometria aplicada ao cotidiano

09/11/14 19h34
Selfie Robô Opportunity - charge de Will Leite foi tema de uma das questões (Will Leite/ willtirando.com.br)

Música, poemas e peças publicitárias fizeram parte das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo. No segundo dia do exame, os participantes tiveram que responder a mais 90 questões, desta vez de linguagens (envolvendo língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e matemática, além de elaborarem a redação, que deveria neste ano ser um texto dissertativo-argumentaivo sobre o tema "Publicidade infantil em questão no Brasil"

Professores comentam a prova ao vivo a partir das 20h30

Enem 2014: resultados serão divulgados em janeiro

Nas provas de língua estrangeira, predominou a exigência de interpretação de texto dos candidatos. As questões de inglês tiveram a letra da música Masters of War, de Bob Dylan, um trecho do poema The Road not taken, do poeta americano Robert Frost, e a imagem do site Wefeedback, voltado a uma campanha contra a fome. Na prova de espanhol trouxe um trecho do discurso que o escritor peruano Mario Vargas Llosa fez ao ganhar o prêmio Nobel de Literatura, o poema El robo, d apoetisa uruguaia Circe Maia, e uma peça publicitária sobre amamentação.

A prova de língua portuguesa abordou temas como a doação de órgãos, música brasileira e lutas marciais como o MMA e o uso de suplementos alimentares. A maior parte das questões exigia atenção dos participantes do exame para responder aos itens relativos ao próprio texto, testando a habilidade na inerpretação de texto. Um desenho do chargista Iotti, em que se reconstroi a cena da obra Guernica, de Pablo Picasso, trouxe novamente o tema Mobilidade Urbana para a prova, que já havia aparecido em questão na prova de sábado.

A charge do paranaense Will Leite que mostra o robô Oppotunity, da Agência Espacial Americana (Nasa), fazendo uma selfie em Marte também apareceu no exame. Os meios de comunicação também pautaram o exame, com peças publicitárias sobre violência sexual infantil e o site Voz da Comunidade, veículo comunitário mantido por jovens moradores do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro. Questões também trouxeram reportagens sobre televisão e o futuro da água potável - colocando a crise hídrica, novamente, de forma discreta na prova, além de uma notícia de 2013 da Agência Brasil, sobre segurança da informação. Não faltaram também trechos de obras de escritores e poetas como Luis Fernando Verissimo, Vinícius de Moraes, Augusto dos Anjos e Guimarães Rosa.

Temas do cotidiano permearam toda a prova de matemática. O exame trouxe questões de geometria aplicada ao dia a dia como a confecção de um sinalizador de trânsito e o tamanho da bagagem de mão permitido para embarque doméstico de passageiros no Brasil, um gráfico mostrando taxas de desemprego na região metropolitana de São Paulo, tabelas sobre incenivo à doação de sangue e plano cartesiano relativo a um balanço onde brinca uma menina. 
 

Compartilhar: